Super Lua: você só tem duas chances

10/11/2016 às 21:00
por Josélia Pegorim

Atualizado 14/11/2016 às 14:27

Oferecimento
Veja a previsão da nebulosidade para os dois dias

A Lua cheia desta segunda-feira, dia 14 de novembro será uma Super Lua! É assim que popularmente chamamos a Lua cheia (ou a Lua nova) que acontece junto com o perigeu, que é a menor distância entre o centro da Lua e o centro da Terra. Esta coincidência acontece só de vez em quando. Nesta situação, a Lua cheia observada perto da linha do horizonte, quando ela estiver nascendo ou se pondo, aparenta ser maior ainda do que o normal. Lua cheia já é maravilhosa e uma Super Lua, enorme, é ainda mais deslumbrante!

 

Saiba mais sobre a Super Lua e porque esta do dia 14 de novembro de 2016 é tão especial.

 

Qual o dia e a hora certa para ver a Super Lua?

O melhore dia para ver e, quem sabe, conseguir fotografar a Super Lua é hoje, dia 14 de novembro. Mas você tem que estar no lugar certo, na hora certa e olhando para o lado certo! Então, não deixe de ver a entrevista com o professor Marcos Calil, do Momento Astronômico. Ela dá dicas preciosas da hora mais legal para ver a Super Lua.

 

 

 

 

Nebulosidade nas noites de Super Lua

Mas tem uma coisa que poderá atrapalhar muito o espetáculo da Super Lua: o tempo. Na verdade, as nuvens. Dependo da quantidade de nuvens, não vai dar para ver nada, nem com um super binóculo e nem com big telescópio. Aliás, o binóculo é o mais indicado para apreciar a Lua.

 

Aprenda a comprar um binóculo para observação astronômica

 

Melhores dias para ver a Super Lua

O perigeu, o momento de maior aproximação da Lua e da Terra, acontece no dia 14 e novembro, às 12h21, pelo horário de Brasília, mas neste horário a Lua não estará visível no céu. As posições visíveis da Lua cheia mais próximas do perigeu serão no fim da madrugada do dia 14, quando a Lua estará se pondo (ocaso) no horizonte , e no começo da noite do dia 14, quando a Lua estará nascendo. Estas mesmas posições no dia 13 não são tão próximas do perigeu, mas ainda assim serão boas para apreciar a Super Lua.

Para ver a Super Lua, precisamos de algum tempo com pouca nebulosidade no fim da madrugada e no começo da noite dos dias 13, domingo e 14 de novembro, segunda-feira.

 

Previsão de nebulosidade e chuva para a visualização da Super Lua

Para ajudar você a curtir e fotografar a Super Lua, a Climatempo preparou uma previsão diferente. Os mapas mostram a previsão da chance de visualização da Super Lua considerando a cobertura de nuvens e o risco de chuva. Não estamos prevendo se vai chover forte ou fraco, mas apenas indicando se há uma possibilidade de chover no amanhecer e anoitecer dias 13 e 14 de novembro de 2016. Estes mapas serão atualizados até o fim do evento, se houver  mudança relevante na situação meteorológica.

Será que você tirou a sorte grande de estar num lugar com poucas nuvens?

Confira a previsão para a visualização da Super Lua.

 

Transmissão ao vivo 

Se as nuvens não deixarem você ver a Super Lua, no dia 14 você poderá acompanhar uma transmissão ao vivo do nascer da Super Lua, ver direto de João Pessoa, pelo site da Climatempo e pelas redes sociais. Esta é uma parceria especial da Climatempo com o site Ciência e Astronomia. Não perca! Clique aqui para ver a transmissão ao vivo

 

Confira o mapa de visualização da Super Lua para a noite do dia 14/11/16 - segunda-feira

  

 

Se você conseguir ver e fotografar, compartilhe com a Climatempo.

#fotografeotempo

Tem sempre alguma coisa no céu para contar a história do seu dia

Participe!

O seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

CIDADES RELACIONADAS

João Pessoa - PB

24°
min

31°
max

15mm / 90%

Brasília - DF

19°
min

29°
max

0mm / 0%