Mais chuva para o RJ, MG e ES

13/11/2016 às 15:15
por Josélia Pegorim

Atualizado 13/11/2016 às 15:19

Oferecimento
Risco de alagamentos, queda de barreiras e enchentes

 

Mais chuva nesta segunda para o RJ, ES e leste de MG

A chuva volumosa tão esperada pela população do Rio De Janeiro, de Minas Gerais e do Espírito Santo começou a ocorrer no fim da semana. Mas em muitas áreas, a chuva veio forte demais, em pouco tempo e é motivo de grande preocupação no fim desta primeira quinzena de novembro.

Atenção especial deve ser dada para a chuva sobre a região serrana do Rio de Janeiro e Baixada Flumimense, onde a chuva no fim de semana superou a média normal para novembro.

Com a chuvarada, o nível dos rios subiu e pela medição do INEA/RJ (Instituto Estadual do Ambiente), vários rios na região de Petrópolis já estavam em estado de atenção no começo da tarde do domingo, 13 de novembro.

Em Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Espírito Santo, a chuva volumosa causou grande alagamento.  No sul do estado do Rio, barreiras começavam a cair na região de Mangaratiba por causa do excesso de chuva.

 

 

Mais chuva

Para esta segunda-feira, a previsão é de que a chuva continue caindo de forma generalizada sobre os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Em Minas Gerais também chove muito ainda. A Zona da Mata Mineira, a Grande BH, a região do Vale do Rio Doce e do Vale do Jequitinhonha a chuva deve ser persistente e generalizada.

Para as demais áreas de Minas Gerais e no estado de São Paulo, a previsão é de pancadas de chuva a qualquer hora nesta segunda-feira, mas já com possibilidade de alguns momentos com a presença do sol ou mormaço.

 

 

 

Volumes de chuva muito elevados foram observados no fim de semana sobre diversas áreas de Minas Gerais, do estado do Rio de Janeiro e também do Espírito Santo. Em algumas localidades da região serrana do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense, o volume acumulado entre o inicio da tarde do dia 12, sábado, e o início da tarde do domingo, 13, era da ordem de 200 mm, o que tecnicamente representa mais chuva do que a média normal para todo o mês de novembro. Para a região de Petrópolis e de Duque de Caxias, por exemplo, a média de chuva para este mês fica em torno dos 140 mm.

 

Por que tanta chuva no Sudeste?

A chuvarada neste fim de semana sobre a Região Sudeste foi prevista e divulgada na semana passada. A expansão e o aumento das áreas de instabilidade sobre o Sudeste estão associados principalmente a intensificação e ao deslocamento de uma área de baixa pressão atmosférica. A queda da pressão do ar forçou a concentração do ar úmido e formação da grande quantidade de nuvens de chuva. Além disso, houve a passagem de uma frente fria pelo litoral da Região, que neste domingo estava ao largo do litoral capixaba.

A área de baixa pressão vai se deslocar sobre para o mar até a manhã da terça-feira, 15 de novembro. Até lá, as áreas instabilidade sobre o Sudeste vão persistir.

As condições para chuva no Sudeste, especialmente sobre o Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo serão reforçadas pela passagem de outra frente fria nos próximos dias.

 

Confira a previsão para o Sudeste para os próximos cinco dias

 

 

 

 

Confira os volumes de chuva acumulados entre 13h do dia 12 e 13h de 13 de novembro, conforme medição do Instituto Nacional de Meteorologia.

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

30°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

21°
min

30°
max

3mm / 60%