Temporal: SC e PR

02/12/2016 às 13:06
por Angela Ruiz

Atualizado 02/12/2016 às 14:26

Oferecimento
Grandes volumes de chuva serão acumulados

Uma área de baixa pressão e um cavado nos níveis médios já começaram a formar nuvens carregadas sobre as áreas do Sul que fazem fronteira com a Argentina. O deslocamento destes sistemas anuncia a mudança no tempo no oeste gaúcho e sudoeste do Paraná, ainda na tarde desta sexta-feira (2). Em Foz do Iguaçu, no Paraná, a chuva forte chega hoje á noite.

 

Qual a diferença de cavado e baixa pressão? 

 

Muitas nuvens carregadas vão atravessar os estados do Paraná e de Santa Catarina levando chuva forte neste fim de semana. No sábado, Curitiba amanhece com chuva e à partir da tarde a previsão indica chuva forte, risco de temporal, possibilidade para queda de granizo e ventania. Atenção, há potencial para chuva volumosa no norte gaúcho, em todo o estado paranaense e catarinense, inclusive na cidade de Chapecó. Há risco de alagamentos. Por causa da grande cobertura de nuvens, a chuva e a ausência do sol, a temperatura diminui.

 

No domingo, chuva começa a diminuir sobre a maior parte do Paraná e de Santa Catarina. No leste paranaense e no Vale do Itajaí, o céu fica nublado com chuva fraca. A capital, Curitiba, terá um dia de céu nublado com chuva, mas sem alerta para temporais. No norte gaúcho, centro-oeste de Santa Catarina e oeste do Paraná, o sol aparece, a temperatura sobe e ocorrem pancadas isoladas de chuva.   

 

 

A meteorologista Josélia Pegorim comenta sobre os efeitos da passagem do sistema de baixa pressão sobre parte do Sul:

 

CIDADES RELACIONADAS

Curitiba - PR

18°
min

24°
max

20mm / 67%