Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Rio na Baixada Fluminense está em alerta

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Voltou a chover forte em alguns locais da Baixada Fluminense e na região de Serrana do Rio De Janeiro. Pela avaliação do INEA - Instituto Estadual do Ambiente -, órgão ligado ao governo do estado do Rio de Janeiro, o rio Saracuruna, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense/RJ amanheceu no estágio de "alerta" para transbordamento. O rio Capivari, na mesma região, estava em "atenção" às 11h45 desta segunda-feira.

Na região serrana do Rio de Janeiro, vários rios na região de Petrópolis amanheceram no estágio de "atenção" depois da chuva da madrugada Choveu forte e estação do INEA na região do LNCC acumulou 43,2 mm entre 9h e 10h. A estação do Instituto Nacional de Meteorologia no Pico do Couto (Petrópolis) 76,4 mm entre 10h de ontem e 10h de hoje.

 

Radar RJ mostra a chuva no Grande Rio

 

A situação da Região Serrana do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense é particularmente preocupante porque estas regiões receberam grande volume de chuva em novembro e tiveram enchentes e deslizamentos de encosta. A chuva agora está caindo sobre solos que já estão muito úmidos e não tem mais muito espaço para absorver a água da chuva. Os solos estão encharcados e mais instável, mais vulneráveis à chuva. Os rios também ficaram com níveis elevados depois da chuvarada de novembro.

 

 

As áreas de instabilidade continuam ativas no decorrer da semana. Pode chover com moderada a forte intensidade nesta terça-feira. Outra frente fria passa pelo litoral do Rio de Janeiro entre os dias 14 e 15 de dezembro e reforça a chuva.

No Grande Rio, as pancadas de chuva também serão mais frequentes até o fim da semana e pode chover forte.

Além disso, esta nova frente fria vem com uma massa polar forte e volta esfriar no Rio de Janeiro a partir da quinta-feira.

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias