Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Semana de choque térmico na Grande SP

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

São Paulo tem mais sol e calor nesta terça-feira, inclusive a Grande São Paulo e o litoral que tiveram uma segunda-feira chuvosa.

O estado de São Paulo entra na situação pré-frontal nesta terça-feira e sente a mudança que normalmente acontece horas antes da chegada de uma frente fria. 

Ventos quentes voltam a soprar sobre o estado de São Paulo e favorecem a elevação de temperatura em todas as regiões paulista. A terça-feira promete mais calor inclusive nas cidades do sul e do leste do estado, como o litoral, Sorocaba, o Vale do Paraíba, que não esquentaram muito nesta segunda-feira por causa do excesso nuvens e da chuva.

Mas o ar permanece bastante úmido em todo o estado de São Paulo e o aumento do calor vai facilitar o crescimento das grandes nuvens que trazem as pancadas de chuva com raios e rajadas de vento à tarde e à noite. A chuva não será generalizada, mas onde cair poderá ser forte. A divisa com o Triângulo Mineiro tem chuva também pela  manhã, mas o sol vai aparecer no decorrer do dia.

 

Temperatura sobe na Grande SP

Na Grande São Paulo, a terça-feira pode amanhecer com névoa por causa do excesso de umidade no ar, mas o sol aparece forte ainda pela manhã e a temperatura dispara novamente. A tarde será bem mais quente  e os termômetros voltam a passar dos 30°C.  Nesta segunda-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia mediu máxima de apenas 23,4°C no Mirante de Santana. A temperatura não subiu muito por causa do tempo chuvoso que predominou em grande parte do dia. 

No fim da tarde e à noite ocorrem pancadas de chuva. A chuva não deve ocorrer em toda a Grande São Paulo e nem em todas as áreas da capital, mas onde cair poderá será forte.

 

 

Frente fria

Mas a semana promete outro forte choque térmico para a população da Grande São Paulo e para várias regiões paulistas. Outra frente fria passa pelo litoral de São Paulo na quarta-feira e vai fazer a temperatura despencar novamente. Esta frente fria é especial porque vem trazendo uma massa de ar frio polar forte para os padrões normais de dezembro.

Confira como vai ficar a temperatura na cidade de São Paulo até o fim da semana.

O ar frio polar vai passar vários dias sobre o mar, ao largo das Regiões Sul e Sudeste do Brasil amenizando o calorão de dezembro das vésperas do solstício de verão, o início oficial do verão, que acontece no dia 21 de dezembro.

 

Veja o comentário da meteorologista Josélia Pegorim

 

 

 

 

Chuva volumosa na segunda-feira, 12

Choveu forte em vários momentos sobre a cidade de São Paulo na segunda-feira, 12 de dezembro. O acumulado entre 17h do dia 11 e 17h do dia 12 ficou entre 30mm e 50 mm em várias regiões da cidade. Não houve registro de alagamentos, apesar do volume relativamente elevado, e um dos motivos foi porque a chuva foi distribuída ao longo do dia. Mesmo assim, vários rios subiram e passando da cota de atenção. Às 17h50, já sem chuva, apenas o córrego Água Espraiada permanecia no estágio de "atenção", segundo SAISP - Sistema de Alerta e Inundações de São Paulo.

 

 

 

Como será a chuva no Brasil nos próximos 15 dias?

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias