Frio atípico no Sul

13/12/2016 às 12:49
por Angela Ruiz

Oferecimento
Nova massa polar chega a Região

Nas vésperas do verão, uma massa polar forte promete derrubar a temperatura no centro-sul do Brasil. É um ar polar forte e os ventos deste sistema vão conseguir que um pouco deste ar frio penetre no interior do país. Falar de frio nesta época do ano é até um pouco de exagero, mas muitas áreas vão sentir um refresco deste calorão dos últimos dias. Porém, áreas da Região Sul e do Sudeste é que irão sentir um certo friozinho, principalmente à noite e ao amanhecer dos próximos dias. As tardes serão menos quentes do que poderiam ser nesta época.

 

Nas vésperas do solstício de verão o número de horas de sol aumenta sobre o Brasil. No solstício de verão no hemisfério sul, os raios solares incidem perpendicularmente a Terra na linha do Trópico de Capricórnio. A nova estação "verão" começa dia 21 de Dezembro às 08h44min minutos, horário de Brasília.

 

No Rio Grande do Sul, em particular, é a região quem tem o maior número de horas de sol. Quanto mais para o sul, maior o número de horas de sol. No sul da Argentina, por exemplo, nesta época, praticamente não tem noite, comenta a meteorologista da Climatempo, Josélia Pegorim.

 

 

O amanhecer desta quarta-feira (15) será de temperatura baixa para esta época do ano no Sul do país, com a presença desta forte massa de ar polar. Os termômetros podem registrar mínimas abaixo de 15°C em diversas localidades gaúchas. Apesar, deste friozinho atípico, o predomínio será de sol na maior parte da Região. Em Rio Grande, chove somente pela manhã e no leste de Santa Catarina e do Paraná chove fraco ao longo do dia sem risco para temporais.  

 

Fique de olho na previsão para o Sul

 

Notícias: informações importante do tempo e do clima 

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

19°
min

26°
max

20mm / 67%