Leste do NE tem mudanças nos próximos dias

13/12/2016 às 14:39
por Maria Clara Machado

Atualizado 13/12/2016 às 22:04

Oferecimento
Novo VCAN vai atuar na Região

Muitas áreas de instabilidade estão atuando sobre o interior do Maranhão, do Piauí e no oeste da Bahia, espalhando nuvens carregadas e chuva por várias localidades deste o fim de semana. Nesta terça-feira (13), voltou a chover em vários locais do Piauí, incluindo a capital Teresina.

Em Canto do Buriti (PI) choveu cerca de 100 mm em apenas 2 horas, o que corresponde a média de chuva normal para todo o mês de dezembro que é de 105 mm. Cidades do oeste da Bahia também tiveram chuva forte.

 

As imagens de satélite mostram a nebulosidade sobre o Nordeste às 21h de 13/12/16 (Brasília), 20h local, e mais abaixo a situação às 13h de 13/12/16 (Brasília), 12h local.

 



Essas instabilidades serão reforçadas nos próximos dias com a atuação de um novo vórtice ciclônico de altos níveis da atmosfera, o chamado VCAN. A circulação dos ventos desse sistema meteorológico vai ajudar a manter a umidade alta e as condições de chuva especialmente no Maranhão, no Piauí e no oeste da Bahia. 


A partir de quinta-feira (15), acontece outra mudança nas condições de chuva, desta vez na parte leste do Nordeste. Com o deslocamento do centro do VCAN sobre o interior nordestino, a umidade será melhor distribuída e a chance de pancadas de chuva aumenta sobre o nordeste da Bahia e a parte leste da Região. Até áreas do Ceará, do interior da Paraíba e do Rio Grande do Norte voltam a ter chuva. Serão chuvas rápidas, ainda com pequeno volume. Uma frente fria também vai chegar ao sul da Bahia na sexta-feira (16) e deixa o tempo mais instável com pancadas de chuva frequentes na região. 


A meteorologista Josélia Pegorim comenta sobre o aumento da chuva em áreas do Nordeste nos próximos dias. Veja! 

Veja também:
Como será a chuva no Brasil nos próximos 15 dias?

CIDADES RELACIONADAS

Teresina - PI

23°
min

32°
max

12mm / 67%

Brasília - DF

19°
min

29°
max

0mm / 0%