RJ em perigo por causa da chuva

13/12/2016 às 12:09
por Josélia Pegorim

Atualizado 13/12/2016 às 15:07

Oferecimento
Confira a tendência do tempo

O estado do Rio De Janeiro amanheceu com muita nebulosidade, mas pouca chuva nesta terça-feira, depois da noite muita chuvosa ontem. Várias locais no Grande Rio e em outras regiões fluminenses Mas a chuva volta a qualquer momento e pode chover com moderada a forte intensidade novamente na tarde ou na noite desta terça-feira. A sensação de calor e de abafamento é grande em todo o estado do Rio de Janeiro. Podem ocorrer alguns períodos de sol, inclusive na cidade do Rio. A temperatura na capital fluminense por volta das 11 horas estava entre 28°C e 31°C.

 

 

Climatempo Consultoria: Climalerta antecipa as situações de tempo severo

 

Mais chuva

A população do estado do Rio de Janeiro deve ficar muito atenta para as condições meteorológicas nos próximos dias. A previsão é de muita chuva por todo o estado nas próximas 48 horas. A noite da quinta-feira, 15, a chuva dará poucos momentos de trégua no estado do Rio de Janeiro. Na sexta-feira, 16, a chuva diminui de forma geral no estado.

 

Acompanhe o deslocamento da chuva pelo Radar Alerta Rio

 

O aumento da chuva nesta quarta e na quinta-feira está associado com a passagem de outra frente fria pelo litoral fluminense, que vai reforçar as áreas de instabilidade que já estão espalhadas por quase toda a Região Sudeste do Brasil. Além do estado do Rio de Janeiro, várias regiões de Minas Gerais e Espírito Santo também receberão muita chuva até o fim desta semana.

Além disso, esta nova frente fria vem com uma massa polar forte e volta esfriar no Rio de Janeiro a partir da quinta-feira.

  

 

 

 

Enchente e deslizamento

A chuva mais volumosa entre a manhã do 12 e a manhã de 13 de dezembro caiu sobre áreas da Região Serrana, da Costa Verde e da Baixada Fluminense. Vários locais acumularam mais de 70 mm de chuva em 24 horas e vão receber muita chuva ainda até o fim da semana.

A situação é bastante preocupante porque estas regiões receberam grande volume de chuva em novembro e tiveram enchentes e deslizamentos de encosta. A chuva volumosa desta semana cai sobre solos que já estão muito úmidos e já não tem mais muito espaço para absorver a água da chuva. Os solos estão encharcados e mais vulneráveis aos efeitos desastrosos da chuva. Os rios também ficaram com níveis elevados depois da chuvarada de novembro.

 

Como será a chuva no BR nos próximos 15 dias?

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

21°
min

30°
max

3mm / 60%