Espírito Santo em alerta

15/12/2016 às 11:02
por Josélia Pegorim

Atualizado 15/12/2016 às 11:44

Oferecimento
Tempo fica muito instável até amanhã

A passagem de uma frente fria pelo litoral do Sudeste intensificou as áreas de instabilidade que já estavam sobre a Região desde o início da semana. Depois do Rio De Janeiro e de Minas Gerais, o Espírito Santo também começou a sofrer com os problemas causados pela chuva volumosa.

Pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia e do CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais - entre 9h do dia 14 e 9h do dia 15 de dezembro choveu mais de 100 mm em diversas locais do centro-sul do Espírito Santo.

Pela medição do CEMADEN, até por volta das 9h30, os maiores acumulados de chuva foram observados na região de Castelo, Alegre, Guarapari (Grande Vitória) e Cachoeiro de Itapemirim. Em todos estes locais choveu mais de 100mm em 24h, o que é uma quantidade muito elevada, com potencial para provocar grandes alagamentos nos centros urbanos e até enchentes, dependendo de como estava o nível de córregos e de rios antes da chuva intensa acontecer. O rio Itapemirim vai encher mais!

A situação do centro-sul do Espírito Santo exige muita atenção porque a chuva volumosa desta quinta-feira está caindo em locais que já receberam muita chuva em novembro. Os solos já estão muito úmidos e os rios com níveis relativamente elevados. Assim, o risco de enchente e deslizamentos de terra é maior do que no começo de novembro.

 

Confira a previsão para o Espírito Santo nos próximos cinco dias

 

 

Outra preocupação é que está chovendo muito sobre o centro-leste de Minas Gerais, sobre rios que alimentam o rio Doce e elevando o nível deste rio que passa sobre o Espírito Santo.

O tempo segue instável no Espírito Santo e a chuva prossegue no decorrer desta quinta-feira, com poucos momentos de trégua. A Grande Vitória também está sujeita a chuvas fortes, mas principalmente à tarde e à noite. Ventos moderados a fortes podem ocorrer, com rajadas em torno de 60 km/h

 

A previsão é de mais chuva sobre o Espírito Santo nesta sexta-feira. A chuva não deve ser forte, mas a situação ainda é de muita atenção para deslizamentos e elevação do nível dos rios. Não há risco de temporais para esta sexta-feira e nem no sábado. O sol aparece, mas pode chover fraco. Porém, o litoral capixaba podem voltar a ter chuva moderada a forte.

Além da chuva e de ventos moderados, o ar polar está se espalhando sobre o Espírito Santo o que vai fazer a temperatura baixar em todo o estado.

 

Veja alguns volumes de chuva registrados pelo CEMADEN entre 9h30 do dia 14 e 9h30 do dia 15 de dezembro de 2016

 

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

20°
min

26°
max

25mm / 80%

Vitória - ES

23°
min

33°
max

10mm / 90%