Mudanças à vista para o leste do NE

15/12/2016 às 16:28
por Maria Clara Machado

Atualizado 15/12/2016 às 16:31

Oferecimento
Veja os volumes de chuva para os próximos dias

A chuva na costa leste do Nordeste vai aumentar nos próximos dias. A presença do sistema meteorológico chamado VCAN, vórtice ciclônico de altos níveis da atmosfera,  está mexendo na circulação dos ventos sobre a Região e favorecendo a melhor distribuição de umidade. 



Áreas que estavam muito secas já começaram a ter pancadas de chuva, ainda bem localizadas, entre Alagoas, Pernambuco, Paraíba e o Rio Grande do Norte.

O oeste da Bahia, o interior do Maranhão e do Piauí voltaram a ter chuva entre quarta e esta quinta-feira (15) e até com grande volume, mas a tendência é de um enfraquecimento das áreas de instabilidade nestes três estados. Enquanto isso, a chuva vai aumentar pelo litoral leste, o litoral do Ceará e até o sertão nordestino volta a ter algumas pancadas de chuva.  

Veja os volumes estimados até terça-feira
O mapa de chuva acumulada para os próximos cinco dias estima valores de até 100 mm no litoral de Alagoas e de Pernambuco. Essa chuva deve ganhar força especialmente no fim de semana. No litoral da Paraíba, de Sergipe e no sul da Bahia, pode chover mais de 50 mm. No sul da Bahia, a passagem de uma frente fria pelo mar ajuda a aumentar as condições de chuva já nesta sexta-feira (16). 


Outro destaque é o Ceará, o norte do Piauí e o norte do Maranhão. As áreas de instabilidade vão avançar do oceano e essas áreas voltam a ter chuva. Pelo menos até o começo da semana que vem, as pancadas de chuva serão mais frequentes e com acumulado que pode varia entre 50 a 100 mm.  

Veja também: 

Dezembro ainda dará muita chuva