Sul do BR: calor e pancadas de chuva

17/12/2016 às 09:47
por Fabiana Weykamp

Atualizado 18/12/2016 às 16:14

Oferecimento
Grandes volumes acumulados em SC

Entre a quarta (14) e a sexta-feira (16) desta semana, uma massa de ar polar provocou queda de temperatura no Sul do Brasil e deixou as madrugadas geladas em grande parte da Região, o que não é comum para os padrões de dezembro. Agora, a massa de ar polar se afastou e a mudança no padrão de ventos (que passa a ser predominante do quadrante norte), irá favorecer a elevação da temperatura.

 

Neste fim de semana, as tardes serão de bastante calor na maior parte da Região. Na fronteira oeste do Rio Grande do Sul, por exemplo, algumas cidades vão registrar temperaturas em torno de 35°C neste sábado.

 

Além do calor, a umidade também aumenta na Região nesse fim de semana e a chuva retorna na forma de pancadas. Neste sábado, as pancadas se concentram entre a tarde e a noite no interior, entre o norte do Rio Grande do Sul e o Paraná.  No domingo, pela manhã, já são esperadas algumas pancadas isoladas de chuva e, à tarde, a chuva acontece de forma mais generalizada na Região.

 

A Climatempo alerta para o risco de chuva e vento fortes, além da possibilidade de queda de granizo em algumas áreas isoladas.