Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Muita chuva no Norte do Brasil

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Muita chuva no Norte do Brasil

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    Clique e acompanhe a previsão de chuva para todo o país

    3 min de leitura

    Oferecido por

    A Região Norte terá uma semana com bastante chuva segunda a previsão da Climatempo. Sobre diversas áreas, os volumes acumulados até o dia 22 de dezembro pode alcançar os 200mm, este valor representa a média Climatológica mensal, o que normalmente chove em todo mês, em diversas áreas do Brasil, como por exemplo a cidade de São Paulo que possui uma média mensal de chuva de 201mm no mês de dezembro.

     

    Clique e acompanhe a previsão de chuva para todo o país

     

    A ação de dois sistemas meteorológicos vão contribuir para essa chuvarada toda nesta área. Primeiro temos a atuação da Alta da Bolívia, um sistema muito comum no verão e que já começa a aparecer, normalmente, no fim da primavera.

    Trata-se de uma alta pressão atmosférica em níveis altos, aproximadamente 12 km de altura em relação à superfície, neste nível ela faz com que o ar se afaste o que favorece a elevação de ar das camadas superficiais para mais altas, formando assim mais nebulosidade.

     

    Correntes de vento em níveis altos atmosféricos

     

     

    A Alta da Bolívia surge por um fator térmico. Com mais calor disponível na atmosfera, a coluna de ar se expande e dá origem ao que conhecemos como alta térmica. Eis o motivo desse sistema ser comum durante os verões.

     

    Outro sistema que também vai se encarregar de trazer chuva para a Região Norte ao longo da semana é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Mais um sistema que depende do calor para o seu deslocamento, com o aquecimento do Hemisfério Sul e resfriamento do Norte, a tendência é de que esta grande faixa de nebulosidade fique próxima ao norte das região Norte e Nordeste do Brasil, organizando áreas de instabilidade e provocando chuva.

     

    Correntes de vento em níveis superficiais

     

     

     

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias