Muita chuva no Norte do Brasil

18/12/2016 às 08:35
por César Soares

Oferecimento
Alta da Bolívia e ZCIT vão trazer grandes acumulados

A Região Norte terá uma semana com bastante chuva segunda a previsão da Climatempo. Sobre diversas áreas, os volumes acumulados até o dia 22 de dezembro pode alcançar os 200mm, este valor representa a média Climatológica mensal, o que normalmente chove em todo mês, em diversas áreas do Brasil, como por exemplo a cidade de São Paulo que possui uma média mensal de chuva de 201mm no mês de dezembro.

 

Clique e acompanhe a previsão de chuva para todo o país

 

A ação de dois sistemas meteorológicos vão contribuir para essa chuvarada toda nesta área. Primeiro temos a atuação da Alta da Bolívia, um sistema muito comum no verão e que já começa a aparecer, normalmente, no fim da primavera.

Trata-se de uma alta pressão atmosférica em níveis altos, aproximadamente 12 km de altura em relação à superfície, neste nível ela faz com que o ar se afaste o que favorece a elevação de ar das camadas superficiais para mais altas, formando assim mais nebulosidade.

 

Correntes de vento em níveis altos atmosféricos

 

 

A Alta da Bolívia surge por um fator térmico. Com mais calor disponível na atmosfera, a coluna de ar se expande e dá origem ao que conhecemos como alta térmica. Eis o motivo desse sistema ser comum durante os verões.

 

Outro sistema que também vai se encarregar de trazer chuva para a Região Norte ao longo da semana é a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Mais um sistema que depende do calor para o seu deslocamento, com o aquecimento do Hemisfério Sul e resfriamento do Norte, a tendência é de que esta grande faixa de nebulosidade fique próxima ao norte das região Norte e Nordeste do Brasil, organizando áreas de instabilidade e provocando chuva.

 

Correntes de vento em níveis superficiais

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

26°
max

0mm / 0%