ZCIT leva chuva forte para o Nordeste

19/12/2016 às 12:10
por Maria Clara Machado

Atualizado 19/12/2016 às 16:35

Oferecimento
Veja o que vai acontecer esta semana

Finalmente áreas do Nordeste que enfrentam a seca rigorosa há meses começam a receber chuva. A aproximação do fenômeno chamado zona de convergência intertropical, a ZCIT, estimula a formação de áreas de instabilidade por toda a costa norte do Brasil.


O norte do Maranhão, do Piauí e do Ceará, incluindo as capitais São Luís, Teresina e Fortaleza, serão beneficiadas pela chuva esta semana. Há previsão de fortes pancadas de chuva.

Quer saber o que é a ZCIT? Veja no Explicando o Tempo!


Chuva volumosa em Fortaleza

A chuva veio com força em Fortaleza no fim de semana. Foram acumulados 32,4 mm no período de 24 horas, entre às 10 horas do sábado (17) e às 10 horas do domingo (18), no horário de Brasília. Esse valor corresponde a mais da metade da média histórica de dezembro na capital, que é de cerca de 50 mm pelo Instituto Nacional de Meteorologia. Desde o mês de maio não chovia tão forte assim.  

Chuva aumenta no RN e PB 
Outra situação que vai chamar a atenção esta semana é o aumento da chuva na faixa litorânea entre o Rio Grande do Norte e a Paraíba. A Climatempo prevê dois ou três dias de chuva frequente e volumosa nessas áreas. Natal e João Pessoa também estão no risco de chuva forte


Acompanhe a previsão para todo o Nordeste 


O mapa de chuva para os próximos dias mostra 100 mm estimados entre o litoral do Ceará e da Paraíba e por muitas localidades do interior do Maranhão: 


 
A meteorologista Josélia Pegorim explica como a ZCIT traz muita chuva para o Nordeste e o Norte: 



CIDADES RELACIONADAS

Natal - RN

25°
min

31°
max

15mm / 90%

Teresina - PI

23°
min

31°
max

20mm / 90%