Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Tempo continua instável em SP

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Tempo continua instável em SP

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    8 min de leitura

    Oferecido por

    Tempo instável

    O estado de São Paulo entrou no verão 2016/2017 sob a influência de áreas de instabilidade que estão espalhadas por quase todo o Brasil. O ar quente e úmido que predomina sobre o país facilita a formação de nuvens bastante carregadas.

    Os temporais não devem dar trégua aos paulistas nos próximos dias. Não há previsão de passagem de nenhuma frente fria por São Paulo, mas o excesso de umidade e de calor vai predominar mantendo as condições para a formação das nuvens carregadas com potencial para temporais.

    Nesta quinta-feira, o centro-oeste e o sul de São Paulo podem ter pancadas de chuva com raios já pela manhã, mas ao longo do dia ocorrem períodos com sol. Na Grande São Paulo e nas demais áreas do interior do litoral, a chuva volta a ocorrer a partir da tarde. Há risco de temporais em todas as áreas do estado.

    Todo o estado tem outro dia abafado, em geral com temperaturas acima dos 30°C no período da tarde, inclusive na cidade de São Paulo. O tempo segue instável, com muitas nuvens, períodos de sol e chuva especialmente à tarde e à noite pelo menos até o domingo.

     

    Confira a previsão para o fim de semana do Natal.

     

     

    E tudo terminou em arco-íris: balanço da chuva em São Paulo na primeira tarde de verão

    A cidade de São Paulo entrou no verão 2016/2017 como manda o figurino, com tudo que tinha direito: sol, calor, temporal, alagamento, transbordamento de rio, granizo e até arco-íris! A última tarde da primavera, no dia 20 de dezembro, também foi marcada por tempestades.

    Enquanto os rios e córregos enchiam com a chuva pesada, as nuvens davam show no céu e depois do temporal, apenas com algum trovão ao longe, o fim da primeira tarde do verão foi com as cores do sol nas gotas de chuva e nas nuvens cansadas de tanto chover desenhando um belíssimo arco-íris! Um só não, dois! Um arco-íris duplo em Santo André.

    Isto é verão e tem tudo isto de novo nos próximos dias, incluindo os alagamentos.

     

     

     

     

     

    Confira o balanço da chuva da primeira tarde do verão 2016/2017 na cidade de São Paulo.

     

    Transbordamento e alagamentos

    A chuva forte que caiu sobre São Paulo na primeira tarde do verão 2016/2017 causou o transbordamento do rio Aricanduva, na zona leste, e do córrego Ipiranga, na zona sul da capital. Outros rios e córregos chegaram no nível de alerta e até emergência, mas não transbordaram.

    A chuva se espalhou rápido sobre a cidade de São Paulo e por volta das 17h chovia forte sobre várias áreas das zonas norte, central, oeste e leste da cidade. O CGE - Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura colocou toda cidade em atenção para alagamentos.

    Os rios que transbordaram foram:

    Rio Aricanduva - Avenida Ragueb Chohfi - das 17h55 às 18h15
    Rio Aricanduva - Shopping - das 17h55 às 18h15
    Rio Aricanduva - Av. Itaquera - das 17h55 às 18h15

    Córrego Ipiranga - Praça Leonor Kaupa - das 17h45 às 18h

     

    Às 17h45, os radares Climatempo USP ainda mostravam muita chuva sobre a zona leste da cidade.

     

    Granizo

    Segundo informação do CGE houve queda de granizo na região do aeroporto de Congonhas.

    Na zona leste, a chuva intensa veio também com granizo. Veja o comentário que Alex Rodrigues fez no site da Climatempo

    "Por volta das 16:30 hrs. horário de Brasília uma forte tempestade atingiu os bairros Vila Formosa, Tatuapé e Anália Franco. Houve registro de queda de granizo e devido ao grande volume de chuva uma enxurrada chegou a arrastar um carro na Avenida Abel Ferreira."

     

    O grande volume de chuva em pouco tempo fez  com que o córrego Ipiranga, na altura da Praça Leonor Kaupa transbordasse. Segundo o SAISP - Sistema de Alerta e Inundações de São Paulo às 16h50 e 17h40 choveu cerca de 24 mm sobre a região.

    Às 17h40 o córrego Moinho Velho, na rua Dois de Julho, estava em emergência por causa do nível elevado, mas não chegou a transbordar. Na zona leste, o rio Aricanduva, na rua Ragueb Chofi transbordou e na região da avenida Itaquera extravasou.

    Às 17h45, os radares Climatempo USP ainda mostravam muita chuva sobre a zona leste da cidade.

     

     

     Volume de chuva

    Entre 17h e 18h do dia 21 de dezembro de 2016, a primeira tarde do verão, o CGE e o SAISP registram, em média, de 30 a 50 mm de chuva de forma generalizada sobre áreas das zonas leste e sul da cidade. Os maiores volumes neste período foram:

    Aricanduva (Vila Formosa): 46,2 mm

    São Mateus: 37,6 mm

    Vila Prudente: 36,5 mm

    M' Boi Mirim: 37,0 mm

    Santo Amaro: 36,2 mm

    Ipiranga: 20,2 mm

     

     

    Nuvens negras e muito trovões e raios na primeira tarde do verão 2016/2017 em São Paulo

     

     

    Acompanhe a chuva na Grande SP pelos radares Climatempo-USP

     

    Por volta das 14h30, a chuva caiu muito forte na região de Pirassununga e uma rajada de vento alcançou 87 km/h na região da Academia da Força Aérea. Pela manhã já havia chovido forte em vários locais do centro-oeste do estado, como na região de Valparaíso, Rancharia e Dracena.

    Uma linha de instabilidade (conjunto de várias nuvens do tipo cumulonimbus, que podem provocar temporais, que se deslocam ao mesmo tempo e alinhados) avança do interior de São Paulo em direção a Grande São Paulo trazendo mais temporais.

    Nas imagens de satélite, as nuvens carregadas desta linha de instabilidade aparecem como a grande mancha azulada que se aproxima da região da cidade de São Paulo.

     

     

     

    Por volta das 14h20, esta linha de instabilidade provocava chuva forte entre Sorocaba, Pilar do Sul e Eldorado. Estas áreas de chuva avançam para leste e no decorrer da tarde devem atingir parte da capital paulista e da Grande São Paulo e também o litoral sul.

    A chuva forte deve atingir primeiro os municípios no oeste da Grande São Paulo e bairros no oeste da capital.

     

     

    Acompanhe a chuva na Grande SP pelos radares Climatempo-USP

     

     

     

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias