Nuvem funil se forma em Londrina (PR)

03/01/2017 às 10:14
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Nova frente fria chega ao Sul em 48h

O calor, a umidade do ar elevada e passagem de uma frente fria pelo litoral do Paraná, formaram nuvens bastante carregadas em diversas regiões do estado. Em Londrina, no norte paranaense, várias pessoas viram e fotografaram a formação de uma nuvem funil. A nuvem funil é o estágio inicial de um tornado. Quando a nuvem funil consegue tocar o solo, então denominamos de tornado.

Pelo relato dos internautas, o funil não tocou o solo e se desfez rapidamente. Mas as fotos não deixam dúvida sobre a formação do fenômeno.

 

 

 

 

 

 

 

 

Os três estados da Região Sul continuam tendo calor e fortes pancadas de chuva nesta terça-feira. O risco de tempestades e a chance de formação de nuvem funil aumenta com a nova frente fria que avança sobre o Sul no decorrer da quinta-feira, 5 de janeiro. É esperada uma acentuada queda da pressão atmosférica entre o Brasil, o Paraguai e a Argentina, o que vai colaborar para a formação de nuvens muito nuvens carregadas e até o surgimento de nuvem funil. Mas isto poderá ocorrer em qualquer lugar dos três estados.

 

As áreas de instabilidade associadas a esta nova frente fria já podiam ser observadas na manhã desta terça-feira sobre o Uruguai e as províncias argentinas de Entre Rios e de Buenos Aires.