Semana com temporais em SP, RJ e MG

08/01/2017 às 13:54
por Aline Tochio

Atualizado 09/01/2017 às 06:50

Oferecimento
Calor continua

Cidade de São Paulo tem mais de 80mm em 24h

O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 82,8 mm na zona norte da cidade de São Paulo, na estação meteorológica do Mirante de Santana, entre 10h do dia 7 e 10h de 8 de janeiro de 2017. Esta foi a maior quantidade de chuva em 24h neste local este ano e desde março de 2016, quando chovei 102 mm entre os dias 10 e 11 daquele mês. Para janeiro, o volume de chuva medido entre os dias 7 e 8 foi o maior desde 2011.

 

Mais chuva em SP

A chuva será frequente essa semana no estado de São Paulo. Além do fluxo de ar quente e úmido que vem do interior do continente, também teremos influência de áreas de baixa pressão que vão se formar perto da costa paulista, e da formação de instabilidades associadas à circulação de ventos entre níveis médios e baixos da atmosfera. Esses fatores combinados vão gerar nuvens carregadas e há previsão de chuva todos os dias em todas as regiões paulistas. Todo o estado fica sujeito a temporais nesta semana, principalmente entre a terça e a quinta-feira. As chuvas mais intensas devem ficar concentradas entre o sul, leste e nordeste do estado, onde os volumes acumulados até o final da semana ficam em torno de 100 milímetros.

 


Vale lembrar que janeiro é, Climatologicamente, um dos meses do ano mais chuvosos na maior parte do estado de São Paulo. A chuva acumulada nesse mês normalmente fica entre 200 e 300 milímetros em grande parte do Estado.

 

 

Rio e Minas "na borda da alta"

 

O Sistema de Alta Pressão do Atlântico Sul (a famosa ASAS) está atuando como um bloqueio atmosférico, impedindo a entrada de frentes frias no Sudeste. No limite desse sistema é onde acontece convergência de ventos, situação muito favorável ao crescimento das nuvens. Essa área de convergência será observada nos próximos dias entre o Rio de Janeiro, o Sul e a Zona da Mata de Minas Gerais e leste/nordeste paulistas. Por esse motivo os maiores volumes de chuva (mostrados no mapa acima) serão observados nessas áreas. 

 

 

Todo o estado de São Paulo, o centro-sul do Rio De Janeiro e o sul e o sudeste de Minas Gerais ficam em alerta essa semana para o risco de temporais, com chuva forte e, muitas vezes, volumosa, raios e rajadas de vento.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

16°
min

21°
max

2mm / 40%

Rio de Janeiro - RJ

20°
min

26°
max

25mm / 80%