Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Recorde de calor em Campo Grande (MS)

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Cidades de Mato Grosso do Sul estiveram entre as mais quentes do Brasil no fim de semana. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura máxima em Porto Murtinho alcançou 40,0°C na tarde do domingo, 9 de janeiro, e foi a mais alta no Brasil neste dia. Mas Três Lagoas e Nhumirim também entraram a lista dos 10 locais mais quentes no Brasil neste domingo.

 

Recorde de calor em Campo Grande

Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, teve um duplo recorde de calor nas últimas 24 horas. A madrugada desta segunda-feira, 9, e a tarde do domingo, 8, foram as mais quentes do ano até agora. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou nesta segunda-feira uma temperatura mínima de 23,8°C. A máxima do domingo foi de 34,2°C. Esta foi a maior temperatura em Campo Grande desde o dia 24 de novembro de 2016, quando a máxima foi de 34,5°C.

 

Por que esquentou tanto?

Uma massa de ar muito quente e seco vem atuando há vários dias sobre a região norte da Argentina e sobre o Paraguai, atingindo também a região de fronteira com o Mato Grosso e o extremo sul da Bolívia. Com a redução da umidade no ar e da chuva nos últimos dias, o calor aumento muito.

O calor vai continuar intenso até o fim desta semana em Mato Grosso do Sul e cidades do pantanal, próximas da fronteira com o Paraguai poderão registrar 40°C.

 

Chuva

A maioria das áreas de Mato Grosso do Sul podem ter pancadas de chuva no decorrer desta semana, mas a chuva ocorre de forma irregular, beneficiando poucas áreas. Não há condições para chuva generalizada e prolongada sobre o estado. Mas a população deve ficar muito atenta, porque mesmo sendo em pequenas áreas, estas pancadas de chuva podem cair na forma de temporais, inclusive em Campo Grande. Chuva pode vir com raios e ventania!

 

Pancadas de chuva no Centro-Oeste

Pancadas de chuva são esperadas para todos os estados do Centro-Oeste no decorrer desta semana, especialmente à tarde e à noite. Não há previsão de grandes áreas de chuva que provocam chuva persistente, mas as pancadas de chuva podem cair fortes, deixando grandes volumes em poucas horas.

A semana segue quente, com temperaturas em geral mais altas do que normalmente se teria nesta época. Isto ocorre porque a quantidade de nuvens e de chuva sobre o Centro-Oeste fica abaixo do normal para esta época.

 

Confira diariamente a previsão para cinco dias em todo o Centro-Oeste

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias