Chuva já recomeçou na Grande SP

10/01/2017 às 16:45
por Angela Ruiz

Atualizado 11/01/2017 às 12:25

Oferecimento
Será que o calor vai diminuir?

Nuvens carregadas crescem no leste de São Paulo e as pancadas de chuva na Grande São Paulo começam mais cedo nesta quarta-feira.

Os radares Climatempo-USP começaram a detectar pequenas áreas de chuva na zona sul da capital pouco antes do meio-dia.

 

No decorrer da tarde e noite, as áreas de chuva se espalham por todo o estado. Há risco de temporais. A chuva volumosa poderá causar novos alagamentos e transbordamento de córregos na capital e Grande São Paulo.

 

Mais temporais

O tempo quente, úmido e abafado predomina em São Paulo. Há dias os paulistas estão convivendo com esse calorão e o ar extremamente abafado. Nesta quarta-feira (11), o calor ainda não dá trégua no estado e o risco de temporais aumenta.

 

 

Uma frente fria que avança hoje, afastada ao largo da costa de São Paulo, é o ingrediente a mais para aumentar o risco de chuva forte. O ar polar que acompanha este sistema é fraco e não terá força para derrubar a temperatura significativamente. Mas a chuva mais frequente e a grande quantidade de nebulosidade vão reduzir o calor até a sexta-feira. A tendência é de esquentar de novo no fim de semana.

 

Veja a temperatura para São Paulo nos próximos dias 

 

Na quinta-feira (12), será a vez de um sistema de baixa pressão espalhar áreas de instabilidade sobre o leste paulista que fica cheio de nuvens já pela manhã com previsão de chuva. Não é um tempo completamente chuvoso, mas o dia será mais instável, com previsão de chuva forte.

O risco de temporais permanece alto no estado de São Paulo nos próximos dias. Além do predomínio do ar quente e úmido, a passagem de uma frente fria pela costa paulista vai ajudar a formar mais áreas de instabilidade sobre o estado.

 

Chuvarada em SP

O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 121,9 mm em Franca e 61,0 mm em Lins, entre 10h do dia 10 e 10h do dia 11 de janeiro. A chuva de Franca foi a maior em 24 no Brasil neste período.

A média de chuva para Franca é de aproximadamente 300 mm.

 

Tem chovido com frequência no Sudeste nos últimos dias e a semana vai terminar com alerta para alagamentos, chuva, raios e tempestades. Vale ressaltar, que devido ao solo estar muito encharcado, qualquer chuva que caía pode aumentar o risco para deslizamento de terra.

 

Monitore as tempestades com raios. Conheça o SMAC.

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

27°
max

5mm / 83%