Oferecido por
Grandes volumes de chuva no interior de SP
Bauru foi um dos locais onde mais choveu em São Paulo de ontem para hoje. o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 135,4 mm entre 9h do dia 18 e 9h do dia 19 de janeiro, pelo horário de Brasília. Mas quase toda a chuva, cerca de 124 mm caiu em apenas 3 horas
Em Jales, no mesmo período, acumulou 123,0 mm sendo que quase 104 mm caíram em 2 horas. Entre 20h e 21h da quarta-feira, 19 de janeiro, choveu 73,2 mm segundo o INMET.
Segundo o CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais - entre 10h do dia 18 e 10h do dia 19 de janeiro choveu 76,0 m em São José do Barreiro, 74,8 mm em Mairinque e 73,0 mm em Boituva.
Instabilidade passa devagar sobre SP
Grandes áreas de instabilidade se espalham sobre o estado de São Paulo no decorrer desta quinta-feira e provocam mais chuva por todas as regiões paulista. A chuva pode cair em forma de fortes pancadas com raios e trovões, que deixam grandes acumulados de chuva em poucas horas, mas também pode ocorrer chuva prolongada, moderada e sem raios.
Estas áreas de instabilidade se deslocam devagar sobre o estado de São Paulo e por isso espera-se que chova muito nesta quinta-feira, mas também durante a sexta-feira. A chuva deve enfraquecer bastante no fim de semana, já durante o sábado.
Nesta quinta-feira, com a grande quantidade de nuvens e a chuva, a temperatura não fica muito elevada.
Leia ALERTA especial sobre a chuva no estado de São Paulo
Perigos da chuva excessiva
Já choveu muito sobre o estado de São Paulo nos últimos 4 dias elevando perigosamente o nível de rios e córregos. Vários rios já transbordaram no interior paulista e o risco de transbordamento permanece alto nas próximas 48h por causa da continuidade da chuva.
A população deve ficar atenta para alagamentos nos centros urbanos.
Com toda a chuva que já caiu nos últimos dias, os solos já absorveram muita água e muitos terrenos estão encharcados. Daqui para frente, o risco de deslizamento de terra e queda de barreiras em morros nas cidades e nas encostas das regiões serranas é alto.
Saiba o que é SMAC: Sistema de Monitoramento e Alerta Climatempo
Se você mora em área de risco para enchente ou deslizamento, fique atento para qualquer movimentação de terra! Chame a Defesa Civil de sua cidade e siga as orientações para se proteger!
Nas estradas, muita atenção com a chuva que reduz a visibilidade e longos trechos com pistas molhadas. Se a chuva estiver muito forte, pare em lugar seguro! Espere a chuva diminuir de intensidade.
Grande SP
Na Grande São Paulo acompanhe a evolução da chuva pelos radares Climatempo-USP.
Por causa do grande volume de chuva que já caiu nos últimos dias, o nível dos rios e córregos está elevado e devem subir mais no decorrer desta quinta-feira.
Vários trechos do rio Tietê alcançaram a cota de atenção nesta quarta-feira, mas com a previsão de mais chuva, não se pode descartar a possibilidade do rio Tietê subir para níveis perigosos. Vários córregos podem voltar a transbordar até a sexta-feira.
Confira o histórico da chuva e situações de alguns rios em SP na quarta-feira, 18/01/17
Quanto choveu em SP?
Nos últimos 4 dias, o estado de São Paulo foi um das regiões onde mais choveu no Brasil. Em muitas áreas do estado o acumulado de chuva em 96h supera os 150 mm, o que em várias regiões equivale a mais da metade da média de chuva para janeiro, historicamente o primeiro ou o segundo mês com maior média de chuva na escala anual.
O mapa mostra a Climatologia de chuva para janeiro na Região Sudeste do Brasil. Para a maioria das áreas do estado de São Paulo, a média de chuva histórica de 30 anos varia de 200 a 250 mm. No extremo norte do estado e em áreas do litoral, esta média supera os 300 mm.
RelClima: previsão climática para ajudar você a planejar seu negócio
A tabela mostra os municípios e locais onde choveu 150 mm ou mais em 96 horas, conforme medição dos pluviômetros monitorados pelo CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais.
Veja outros volumes de chuva