Chuva em SP: rios Jaguari e Corumbataí em emergência

25/01/2017 às 12:22
por Josélia Pegorim

Atualizado 25/01/2017 às 16:29

Oferecimento
Chuva aumenta até a noite

Grandes áreas de instabilidade continuam ativas sobre São Paulo e já provocaram temporais na madrugada e manhã desta quarta-feira pelo interior. As fortes pancadas de chuva continuam pela tarde e noite.

Racharia

Em Racharia, no oeste do estado, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 28,6 mm em 2 horas, entre 13h e 15h. Mas o total acumulado entre 15h do dia 24 e 15h do dia 25 chegava aos 50,4 mm.

Chuva forte no litoral norte e no vale do Paraíba

Nuvens carregadas passam pelo litoral norte e pelo vale do Paraíba provocando temporais. O radar meteorológico de São Roque mostrava chuva forte por volta das 17h. Chovia muito na região de Ubatuba, de Cunha, Roseira, Cachoeira Paulista e São Luis do Paraitinga.

 

 

Rios sobem

É preocupante o nível dos rios no interior paulista, especialmente a bacia do rio Piracicaba. O elevado volume de chuva que caiu sobre o estado de São Paulo na semana passada deixou os rios  em níveis perigosamente altos. A chuva desta quarta-feira e dos próximos dias vai fazer com que o nível dos rios se eleve ainda mais.

Confira a situação de alguns rios às 15h30 de 25/01/17, segundo o SAISP - Sistema de Alerta e Inundações de São Paulo.

 Rio Atibainha (Mascate) em Nazaré Paulista: cota de atenção, baixando

Rio Atibainha em Piracaia: cota de atenção, baixando

Rio Cachoeira em Piracaia: cota de atenção, baixando

Rio Atibaia em Atibaia: transbordando desde o dia 17 de janeiro, subindo

Rio Atibaia em Itatiba (Bairro da Ponte): transbordando desde o dia 17 de janeiro, baixando

Rio Atibaia (Desembargador Furtado) em Campinas: emergência, baixando

Rio Atibaia (acima de Paulínia) em Paulínia: emergência, subindo

Rio Jaguari em Jaguariúna: emergência, subindo (transbordou em 24/1)

Rio Piracicaba em Santa Bárbara do Oeste: cota de atenção, subindo

Rio Piracicaba em Piracicaba: cota de atenção, subindo

Rio Piracicaba em Piracicaba (Artemis): cota de atenção, baixando

Rio Corumbataí em Rio Claro: emergência, subindo

Rio Piraí (captação DAEE) em Salto: cota de atenção, baixando

 

A tabela mostra os volumes de chuva acumulados entre o fim da noite do dia 24 e o fim da manhã de 25 de janeiro de 2017, de acordo com a medição do CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais.

 

 

 

 

As áreas de instabilidade deixam muita nebulosidade e provocam mais chuva no decorrer da tarde e a noite desta quarta-feira em todas as regiões paulistas. As imagens de satélite mostram que as nuvens carregadas avançam do interior em direção ao leste do estado, onde estão a Grande São Paulo e o litoral.

 

 

 

A população deve ficar atenta, pois há risco de chuva forte, raios e ventos fortes.

Na imagem das 11h45 local da chuva detectada pelos radares de Bauru e de Presidente Prudente, operados pelo IPMet/UNESP, as manchas alaranjadas e amarelas indicam chuva moderada a forte.

 

 

Mais chuva

A chuva não dará trégua a São Paulo pelo menos até o próximo domingo. Até lá, as pancadas de chuva serão frequentes e todo o estado terá sempre muita nebulosidade. Pode chover forte em todas as regiões paulistas. Confira a previsão do tempo para o estado de São Paulo.

 

Cavado intensifica a chuva em São Paulo

 

Em Presidente Prudente, segundo o INMET,  já choveu cerca de 230 mm em 24 dias.

 

 

Chuva de janeiro supera a média

A chuva não deu trégua em São Paulo desde o início da segunda quinzena de janeiro. O total de precipitação acumulada em 24 dias supera 200 mm em muitas áreas do estado. Isto significa que a média de chuva para janeiro já foi igualada ou superada, antes do mês acabar.

 

O mapa mostra o volume de chuva acumulado na Região Sudeste de 1 a 24 de janeiro de 2017. O tom de verde escuro (veja escala no mapa) representa mais de 200 mm acumulados no período.

 

 

O mapa abaixo mostra a Climatologia de chuva para a Região Sudeste. No estado de São Paulo, a média de chuva para janeiro varia de 200 a 250 mm, na maioria das regiões do estado.

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

24°
max

0mm / 0%

São Luís - MA

22°
min

30°
max

25mm / 90%