Rios e córregos sobem na Grande SP

26/01/2017 às 07:46
por Paula Soares

Atualizado 26/01/2017 às 15:03

Oferecimento
Grandes volumes de chuva devem ser acumulados

O fluxo de umidade vindo das áreas tropicais do Brasil e um cavado nos níveis médios da atmosfera, reforçam as áreas de instabilidade que voltam a ganhar força sobre São Paulo nesta quinta-feira. Há previsão para muita chuva no estado. Além disso, a temperatura diminui em relação aos últimos dias.

 

Atenção para o nível dos rios e córregos na Grande SP

A chuva frequente e volumosa que cai sobre o estado de São Paulo desde o começo da segunda quinzena de janeiro fez com que o nível dos córregos e de rios na Grande São Paulo subisse. Os níveis da água estão bastante elevados no interior e na Grande São Paulo e o risco de transbordamento é maior do que no início do mês.

 Às 14h45, o CGE - Centro de Gerenciamento de Emergência - mantinha o estado de atenção para a alagamentos em toda a capital paulista.Confira a situação do nível de alguns córregos e rios de acordo com as informações do SAISP - Sistema de Alerta e Inundações de São Paulo.

 

Situação em 26/01/2017 - 14h40

 

Rio Tietê  em Mogi das Cruzes (Estaleiro): cota de alerta, baixando

Rio Tietê em Guarulhos (Jardim Guaracy): cota de atenção, baixando

Rio Tietê São Paulo (Jardim Romano): cota de atenção, baixando

Rio Aricanduva em São Paulo (av. RaguebChohfi): cota de atenção, baixando

Ribeirão dos Couros, em S. Bernardo do Campo (Ford): cota de alerta, baixando

Ribeirão dos Meninos em São Paulo (Clube São José): cota de alerta, baixando

Córrego Pirajuçara em São Paulo (Sharp): cota de atenção, baixando

Córrego Água Espraiada em São Paulo (piscinão Jabaquara): cota de atenção, baixando

 

Chove forte e rios sobem

A chuva forte que começou a cair sobre a Grande São Paulo no início da tarde desta quinta-feira, 26 de janeiro, fez com que o nível de alguns rios e córregos subisse rapidamente.

Às 13h, segundo do SAISP - Sistema de Alerta e Inundações de São Paulo - o córrego Ipiranga estava em emergência. O rio Tietê, em Mogi das Cruzes, subiu para cota de alerta.

Às 13h20, o Ribeirão dos Couros, em São Bernardo do Campo (Ford) estava em alerta

 

Quanto choveu?

A chuva forte veio com rajadas de 80 km/h no aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista. Choveu mais de 20 mm em apenas 1 hora em algumas regiões da cidade. 

 

 

Temporal na Grande São Paulo

 Fortes áreas de chuva que avançaram do interior de São Paulo passam sobre a Grande São Paulo. A chuva forte fez com que o córrego Franquinho, na avenida Dom Hélder Câmara, na zona leste de São Paulo transbordasse. A informação é do SAISP - Sistema de Alerta e Inundações de São Paulo.

O CGE - Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura - colocou toda a cidade de São Paulo em atenção para alagamentos às 12h18.

Entre 12h e 13h, o CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais - registrou 20,9 mm no Jaguaré, em São Paulo, 37,8 mm em Itaquecetuba (Sabesp - reservatório CR4), 24,8 mm em Mogi das Cruzes (Jardim Santos Dumont).

 

Chuva forte na região da Campinas

Já tem chuva muito intensa na região de Campinas  e essa instabilidade está vindo para a Grande SP.  As rajadas  já chegaram a 68 km/h na região do aeroporto Viracopos .                     
Às 11h40, os radares meteorológicos já mostravam chuva sobre a capital e Grande São Paulo, mas em geral com fraca intensidade. Porém, a chuva tende a se espalhar e a se intensificar rapidamente sobre a região Metropolitana                      

 

 

SP em alerta para muita chuva 

Todas as áreas do estado, inclusive a capital paulista, devem ter um pouco de chuva já no período da manhã. Ao longo do dia o céu fica cheio de nuvens e são previstas mais pancadas de chuva que devem acontecer de forma frequente no estado. Há risco de chuva forte e volumosa. Em alguns momentos até ocorrem períodos de melhoria, mas a população deve ficar atenta, pois há possibilidade para alagamentos, deslizamentos de terra e até transbordamento de rios.

 

SMAC - Receba alerta de raios no seu celular

 

 

 

 

É preocupante o nível dos rios no interior paulista, especialmente a bacia do rio Piracicaba. O elevado volume de chuva que caiu sobre o estado de São Paulo na semana passada deixou os rios  em níveis perigosamente altos. A chuva desta quinta-feira e dos próximos dias vai fazer com que o nível dos rios se eleve ainda mais.

 

Veja mais:

Nível dos rios no interior paulista é preocupante 

 

Chuva continua nos próximos dias

 Amanhã a instabilidade ainda persiste sobre São Paulo. Mais pancadas de chuva são previstas para o estado e ainda há alerta para temporais que devem causar transtornos. A temperatura deve diminuir mais e a tarde será amena na capital paulista.

 

Acompanhe a chuva em São Paulo pelos radares meteorológicos Climatempo-USP 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

16°
min

21°
max

2mm / 40%