Nuvens voltam a ficar carregadas em MG

01/02/2017 às 17:06
por Josélia Pegorim

Atualizado 01/02/2017 às 22:56

Oferecimento
Veja a previsão da chuva para fevereiro

Temporais em Três Marias (MG)

A região de Três Marias foi beneficiada com muita chuva na tarde desta quarta-feira, 1 de fevereiro. Em apenas 2 horas, entre 16h e 18h, choveu 61,6mm.  É muita água em pouco tempo! Este volume de chuva correspondeu a mais ou menos metade de toda a chuva de janeiro, que foi cerca de 120 mm.

 

Tempestade em São Sebastião do Paraíso (MG)

Nuvens muito carregadas cresceram na região de São Sebastião do Paraíso, cidade na parte norte do Sul de Minas, na divisa com São Paulo. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou em apenas 1 hora 44,2 mm, entre 14h e 15h da quarta-feira, 1 de fevereiro. A chuva veio com rajadas de vento moderadas que alcançaram 47km/h.

Na imagem de satélite colorizada das 14h (Brasília) as manchas azuladas dentro do quadrado vermelho representam as nuvens carregadas que provocaram o temporal em São Sebastião do Paraíso.

 

 

Mais chuva para MG

Fevereiro começou com mais umidade sobre Minas Gerais. O ar muito úmido e quente se espalhou mais sobre o estado. Nuvens parecidas com as de São Sebastião do Paraíso podiam ser observadas na tarde da terça-feira, 1 de fevereiro, em várias regiões mineiras, e cresciam também na Grande Belo Horizonte. Pancadas de chuva voltaram a ocorrer até no Vale do Rio Doce.

 

 

 

Depois de um janeiro com chuva abaixo da média em grande parte do estado de Minas Gerais, a previsão para o começo de fevereiro é animadora. A chuva está apenas começando e desta vez vai privilegiar as áreas do centro-norte e nordeste de Minas Gerais. Em janeiro, a chuva caiu frequente só no Sul de Minas, no Triângulo e em algumas áreas da Zona da Mata.

 

 

Nos próximos 10 dias, o ar úmido estará presente por todo o estado de Minas Gerais, o que vai facilitar a formação de nuvens carregadas com potencial para chuva e até de forte intensidade.

Além da presença de ar úmido e quente, não há expectativa de que o sistema de alta pressão atmosférica ASAS (Alta Subtropical do Atlântico Sul) atue com força sobre a Região Sudeste pelo menos na primeira quinzena de fevereiro de 2017. A atuação da ASAS foi o principal motivo para a falta de chuva em janeiro em grande parte de Minas Gerais e no Espírito Santo.

Os mapas abaixo mostram o volume de chuva estimado para um período de 5 dias na Região Sudeste. As manchas em verde escuro representam volumes de 100 mm ou mais previsto para o período.

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

28°
max

11mm / 90%

Belo Horizonte - MG

19°
min

30°
max

9mm / 90%

FASES DA LUA

  • Nova
    15/02
  • Crescente
    23/02
  • Cheia
    31/01
  • Minguante
    07/02

ESTAÇÕES DO ANO

  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    21/06
  • Primavera
    22/09