Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Mais chuva em Cuiabá

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    3 min de leitura

    Oferecido por

    Grandes áreas de instabilidade se intensificaram no Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal e voltou a chover forte. As áreas de chuva mais intensas ocorreram em Mato Grosso. Para se ter uma ideia de como essas áreas de instabilidade ficaram fortes sobre Mato Grosso, Distrito Federal e Goiás, as capitais: Goiânia, Brasília e Cuiabá registraram os seus maiores volumes de chuva em 24 horas, este ano.

     

    De acordo com o Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia, entre 10 horas da manhã do dia 06/02 e 10 horas da manhã desta terça-feira (7), foram acumulados 40,2 milímetros, em Cuiabá. Este foi o maior volume em 24 horas, até agora. No mesmo período, Goiânia registrou 30,9 milímetros e Brasília 47,0 milímetros. A estação convencional do Instituto Nacional de Meteorologia, chamada de Padre Ricardo Remetter, localizada na cidade de Santo Antônio do Leverger, registrou 102 milímetros de precipitação. Este foi o maior volume de chuva no Brasil, neste mesmo período de 24 horas.

     

    Outro dado sobre essas fortes áreas de instabilidade é que três cidades de Mato Grosso ficaram na lista dos 10 locais que receberam mais chuva no Brasil, neste período de 24 horas.  Veja abaixo a tabela:

     

     

    Para os próximos dias, o calor e a disponibilidade de umidade vão continuar favorecendo o crescimento de nuvens carregadas sobre Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. Nestes estados, não dá para descartar o risco de chuva forte em alguns momentos. 

     

    No Mato Grosso do Sul, o predomínio é de sol e pancadas bem isoladas ao longo do dia e noite. Até sexta-feira (10), todo Mato Grosso do Sul fica mais seco, quente e com pouca chuva.  

     

    Cuiabá

    O mês de fevereiro começou quente, úmido e bastante abafado em Cuiabá. Este padrão meteorológico favorece a ocorrência de chuva quase todos os dias sobre a capital. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, já choveu nestes primeiros sete dias 63,8 milímetros, mas a chuva ainda está longe da média prevista para o mês que é de 199 milímetros.

     

    O último volume de chuva expressivo que ocorreu na cidade aconteceu no dia 29 de janeiro. Neste dia, foram registrados 94,1 milímetros, mesmo assim o mês de janeiro terminou com chuva abaixo da média. Na região de Cuiabá, historicamente o mês de janeiro é o mais chuvoso do ano com média de 209,9 milímetros e fevereiro é considerado o segundo mês. 

     

     

    Acompanhe a previsão para o Centro-Oeste

    Veja uma análise sobre a chuva no Brasil nos próximos 15 dias 

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias