Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Mais chuva em Cuiabá

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Grandes áreas de instabilidade se intensificaram no Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal e voltou a chover forte. As áreas de chuva mais intensas ocorreram em Mato Grosso. Para se ter uma ideia de como essas áreas de instabilidade ficaram fortes sobre Mato Grosso, Distrito Federal e Goiás, as capitais: Goiânia, Brasília e Cuiabá registraram os seus maiores volumes de chuva em 24 horas, este ano.

 

De acordo com o Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia, entre 10 horas da manhã do dia 06/02 e 10 horas da manhã desta terça-feira (7), foram acumulados 40,2 milímetros, em Cuiabá. Este foi o maior volume em 24 horas, até agora. No mesmo período, Goiânia registrou 30,9 milímetros e Brasília 47,0 milímetros. A estação convencional do Instituto Nacional de Meteorologia, chamada de Padre Ricardo Remetter, localizada na cidade de Santo Antônio do Leverger, registrou 102 milímetros de precipitação. Este foi o maior volume de chuva no Brasil, neste mesmo período de 24 horas.

 

Outro dado sobre essas fortes áreas de instabilidade é que três cidades de Mato Grosso ficaram na lista dos 10 locais que receberam mais chuva no Brasil, neste período de 24 horas.  Veja abaixo a tabela:

 

 

Para os próximos dias, o calor e a disponibilidade de umidade vão continuar favorecendo o crescimento de nuvens carregadas sobre Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. Nestes estados, não dá para descartar o risco de chuva forte em alguns momentos. 

 

No Mato Grosso do Sul, o predomínio é de sol e pancadas bem isoladas ao longo do dia e noite. Até sexta-feira (10), todo Mato Grosso do Sul fica mais seco, quente e com pouca chuva.  

 

Cuiabá

O mês de fevereiro começou quente, úmido e bastante abafado em Cuiabá. Este padrão meteorológico favorece a ocorrência de chuva quase todos os dias sobre a capital. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, já choveu nestes primeiros sete dias 63,8 milímetros, mas a chuva ainda está longe da média prevista para o mês que é de 199 milímetros.

 

O último volume de chuva expressivo que ocorreu na cidade aconteceu no dia 29 de janeiro. Neste dia, foram registrados 94,1 milímetros, mesmo assim o mês de janeiro terminou com chuva abaixo da média. Na região de Cuiabá, historicamente o mês de janeiro é o mais chuvoso do ano com média de 209,9 milímetros e fevereiro é considerado o segundo mês. 

 

 

Acompanhe a previsão para o Centro-Oeste

Veja uma análise sobre a chuva no Brasil nos próximos 15 dias 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias