Chuva aumenta sobre o Nordeste

08/02/2017 às 15:40
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Umidade entra no sertão

Voltou a chover forte em áreas do Maranhão, do Piauí e do centro-oeste da Bahia. Os volumes de chuva acumulados em Imperatriz (MA) e em Ibotirama (BA) entre 10h do dia 7 e 10h do dia 8 de fevereiro ficaram entre os 10 maiores do Brasil neste período, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.

 

 

O ar úmido está concentrado sobre o Maranhão, Piauí e sobre o centro-oeste e o sul da Bahia. É nestas áreas que há maior formação de nuvens carregadas. Na imagem de satélite, as nuvens com maior potencial para chuva aparecem como manchas azuladas. O tom de marrom que predomina na porção leste do Nordeste, entre o Rio Grande do Norte e o nordeste da Bahia indica pouca nebulosidade, pouca umidade e por isso a chance de chover é baixa.

 

 

 

Mas uma grande mudança na circulação dos ventos sobre o Nordeste, em diversos níveis da atmosfera, está sendo esperada para os próximos dias e vai fazer com que o ar úmido seja melhor distribuído por toda a Região. Isto vai permitir um grande aumento da nebulosidade também em áreas que estão secas e ensolaradas. As pancadas de chuva vão voltar a ocorrer e poderão ser fortes especialmente no interior dos estados. Pode chover forte até no sertão.

 

 

 

No vídeo é possível ver a projeção de como deve ficar a umidade sobre o Nordeste no próximo domingo, 12 de fevereiro. As áreas que estão com pouca umidade são representadas pelos tons de cinza e preto. O vermelho representa muita umidade.

 

 

 

 

 

O mapa mostra a projeção do volume de chuva para período de cinco dias, até 13 de fevereiro de 2017. Os tons de verde indicam volumes acima de 100 mm.

 

CIDADES RELACIONADAS

Imperatriz - MA

20°
min

29°
max

15mm / 90%

FASES DA LUA

  • Nova
    15/02
  • Crescente
    23/02
  • Cheia
    31/01
  • Minguante
    07/02

ESTAÇÕES DO ANO

  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    21/06
  • Primavera
    22/09