ASAS se intensifica sobre o Brasil

13/02/2017 às 16:15
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Chuva diminui em muitas áreas do país

Desde o começo de fevereiro, as simulações do estado da atmosfera para o fim da primeira quinzena do mês indicavam uma grande redução da chuva no Sudeste, em parte do Sul, do Centro-Oeste e do Nordeste. O motivo para a diminuição da chuva era uma nova aproximação e intensificação da ASAS - Alta Subtropical do Atlântico Sul sobre o país.

Como todo sistema de alta pressão atmosférica, a ASAS reduz a umidade no ar e consequentemente a nebulosidade e as condições para chuva. A resposta direta e imediata da atmosfera diante da redução da chuva é o aumento do calor. Mas estamos em fevereiro, o que significa que a insolação (número de horas de sol) é naturalmente elevada.

Diminuir a chuva e a nebulosidade em fevereiro significa dias de muito calor no Sudeste, no Sul e no Centro-Oeste.

 

Entenda as diferenças em alta e baixa pressão

 

Os mapas mostram a simulação da circulação dos ventos  e a posição dos centros de pressão projetadas para manhã do dia 15 e manhã do dia 16 de fevereiro de 2017. O centro da ASAS (A) (região mais forte do sistema) ficará muito próximo do Rio De Janeiro e de São Paulo. Os valores da pressão (5950 mgp e 5925 mgp) são muito elevados e indicam a força do sistema de alta pressão atmosférica.

 

 

 

Com este posicionamento do centro da ASAS, áreas do Sul do Brasil, em particular o Paraná e Santa Catarina,  sentirão mais a redução da chuva e o aumento do calor. No Sudeste, a ASAS vai influenciar mais São Paulo, o Rio de Janeiro e o centro-sul de Minas Gerais do que o norte mineiro e o Espírito Santo.

 

 

O mapa mostra a projeção do volume de chuva no Brasil para 15 dias, até 28 de fevereiro. Os maiores volumes previstos, que superam os 100 mm (tons de verde), ficam concentrados no Norte, em Mato Grosso e em alguns estados do Nordeste.

Os maiores volumes de chuva em Santa Catarina e no Paraná ocorrem ainda esta semana. Muitas áreas do Sul e do Sudeste vão ter pouca ou nenhuma chuva e muito calor nos próximos 15 dias.

 

 

 

A expectativa é que a ASAS tenha muita influência no Brasil até o fim do carnaval. Confira o comentário da meteorologista.

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

21°
min

32°
max

15mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

25°
min

34°
max

25mm / 90%