Muita chuva em Tucuruí (PA)

26/02/2017 às 17:22
por Alexandre Nascimento

Oferecimento
A região passou pela pior seca em 2016, mas isso já mudou

No setor elétrico todo mundo fala: no final do período úmido (ou até mesmo antes) o reservatório de Tucuruí sempre verte (joga água fora, por estar cheio demais). No entanto, entre 2015 e 2016 choveu pouco e o reservatório pela primeira vez, não verteu.

Mas a condição já vem mudando. Neste mês de fevereiro choveu muito na região e também mais ao sul.Os rios que abastecem Tucuruí são os rios Tocantins e Araguaia. No mapa abaixo vemos a chuva ocorrida nos últimos dez dias na Bacia do Tocantins, que pega esses dois rios e desemboca em Tucuruí.

 

 

Entre a tarde deste sábado e de domingo de carnaval choveu mais ainda. Em Tucuruí foram acumulados quase 130 milímetros em 24 horas.  Essa chuva ainda não foi computada no mapa acima, nem no mapa abaixo que mostra o ocorrido desde o início do mês.

 

 

Olhando a imagem acima fica bastante claro que choveu bastante em todo o Norte do país, norte de Goiás e em Mato Grosso. Ou seja, toda a Bacia Amazônia está recebendo muita água, recuperando a situação crítica do ano passado.

 

 

E não vai parar por aí, não. Os modelos numéricos de previsão do tempo indicam mais chuva para os próximos 15 dias em todas essas áreas, como podemos verificar no mapa acima. Na Bacia do Tocantins deve chover mais do que 200 milímetros. Chuva nesta região é muito importante para a geração de energia elétrica. Caso não chova, como no ano passado, o preço da energia pode subir devido ao uso de termoelétricas que são ativadas para manter a demanda do país.