Frente fria à vista

01/03/2017 às 17:26
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Março começa sem bloqueio

O calor foi destaque em fevereiro de 2017 porque passou da medida especialmente no Sul e no Sudeste do Brasil.

Nas capitais do Sul e também em São Paulo, a média das temperaturas máximas em fevereiro ficou de 2°C a 3°C acima do normal. A maior anomalia foi em Curitiba, capital do Paraná, que teve o fevereiro mais quente em 14 anos, desde 2003.

Um dos motivos do aumento do calor em fevereiro de 2017 especialmente no Sul e no Sudeste do Brasil foi a falta de frentes frias que trazem junto o ar polar. Chuva, nebulosidade e ar polar são os principais reguladores da temperatura.

Mas março começa diferente e  primeira frente fria com força para chegar ao Sudeste do Brasil é esperada para os próximos dias. Mas esta primeira massa polar não é forte e nem vai influenciar o Sul e o Sudeste por muitos dias, mas marca uma grande mudança na circulação atmosférica sobre o Brasil. Veja mais informações no vídeo.

 

 

 

Março começa sem bloqueio da ASAS

Por causa do forte bloqueio ocasionado pela Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS), as frentes frias de fevereiro foram desviadas para alto-mar já no litoral do Rio do Grande do Sul. Sem ar polar, com pouca chuva e sol em excesso, a temperatura ficou acima do normal.

Março também começou quente, mas já não existe a situação de bloqueio atmosférico para barrar a passagem das frentes frias. Assim, as frentes frias voltam a avançar pelo costa do Sul e do Sudeste do Brasil já na primeira quinzena de março, estimulando o aumento da nebulosidade e da chuva. Mais nuvens, chuva e um pouco de ar polar fazem o calor diminuir.

Mesmo com a previsão de passagem de frentes frias pelo Sul e pelo Sudeste, não se pode dizer que março será um mês fresco. A previsão ainda é de um mês quente, mas não tanto como foi fevereiro. Além disso, não há expectativa de que o Sul e o Sudeste tenham períodos secos prolongados, como ocorreu no mês passado. Outro fator que contribui para que março não seja tão quente é que a radiação solar já é naturalmente menos intensa sobre o centro-sul do Brasil, pois já estamos no fim do verão.

O outono começa oficialmente no dia 20 de março, às 7h29, hora de Brasília.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

24°
max

0mm / 0%

Curitiba - PR


min

21°
max

0mm / 0%