Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Sul em alerta para mais temporais

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

As imagens de satélite da sexta-feira, 3 de março, mostraram uma grande mudança na nebulosidade sobre o Sul do Brasil. Nuvens bastante carregadas voltaram a crescer nos três estados trazendo fortes pancadas de chuva.

A região de Bento Gonçalves, na serra gaúcha, teve uma grande tempestade à noite. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia choveu 56,8 mm entre 17h e 18h desta sexta-feira. O acumulado até 20h foi de 88,6 mm. São volumes de chuva extremamente elevados.

 

 

 

 

Em várias localidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina choveu de 20 a 30 mm em 2 ou 3 horas na tarde da sexta-feira, 3. Mas em Jaraguá do Sul (SAMAE Água Verde) choveu quase 65 mm entre 14h e 16h, de acordo com o CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais. No mesmo período, Guaramirim (Nova Esperança) acumulou 57 mm.

 

Saiba o que é SMAC: Sistema de Monitoramento e Alerta Climatempo

 

Isto foi apenas o começo da chuva do primeiro fim de semana de março que promete temporais no Sul do Brasil. A situação é de alerta para chuva volumosa que pode causar alagamentos nos centros urbanos, rajadas de vento intensas, entre 70 km/h e 90 km/h, que podem causar destelhamento e queda de galhos de árvores de porte médio e também para muitos raios.

 

 

Por que aumenta o risco de temporais no fim de semana?

A intensificação de um sistema de baixa pressão atmosférica entre o norte da Argentina, o Brasil e o Paraguai, e o deslocamento de uma frente fria pelo litoral da Região Sul vão estimular muitas áreas de instabilidade. Entenda porque o risco de temporais é alto no Sul no primeiro fim de semana de março.

 

 

 

Fim de semana com chuva forte

No sábado, 4, a maior quantidade de nuvens carregadas e a chuva mais frequente e volumosa deve ocorrer sobre o Rio Grande do Sul, no oeste e sul de Santa Catarina e do Paraná. Mas as outras áreas destes dois estados também podem ter temporais à tarde e à noite.

No domingo, 5, o risco de tempestades e a chuva mais forte devem ocorrer sobre Santa Catarina e Paraná. A chuva para sobre o centro-sul e oeste do Rio Grande do Sul.

 

Curitiba teve fevereiro mais quente em 14 anos

 

Ar fresco

De forma geral, o fim de semana será abafado no Sul do Brasil, mas a nebulosidade e a chuva vão evitar que a temperatura alcance marcas muito elevadas. Mas o Sul do Brasil vai receber um ar fresco, de origem polar, durante o domingo por causa da passagem de uma frente fria.

Não se pode dizer que a Região Sul vai esfriar, mas o ar vai refrescar um pouco na próxima semana.

 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias