1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Sul em alerta para mais temporais
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Sul em alerta para mais temporais

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

As imagens de satélite da sexta-feira, 3 de março, mostraram uma grande mudança na nebulosidade sobre o Sul do Brasil. Nuvens bastante carregadas voltaram a crescer nos três estados trazendo fortes pancadas de chuva.

A região de Bento Gonçalves, na serra gaúcha, teve uma grande tempestade à noite. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia choveu 56,8 mm entre 17h e 18h desta sexta-feira. O acumulado até 20h foi de 88,6 mm. São volumes de chuva extremamente elevados.

 

 

 

 

Em várias localidades do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina choveu de 20 a 30 mm em 2 ou 3 horas na tarde da sexta-feira, 3. Mas em Jaraguá do Sul (SAMAE Água Verde) choveu quase 65 mm entre 14h e 16h, de acordo com o CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais. No mesmo período, Guaramirim (Nova Esperança) acumulou 57 mm.

 

Saiba o que é SMAC: Sistema de Monitoramento e Alerta Climatempo

 

Isto foi apenas o começo da chuva do primeiro fim de semana de março que promete temporais no Sul do Brasil. A situação é de alerta para chuva volumosa que pode causar alagamentos nos centros urbanos, rajadas de vento intensas, entre 70 km/h e 90 km/h, que podem causar destelhamento e queda de galhos de árvores de porte médio e também para muitos raios.

 

 

Por que aumenta o risco de temporais no fim de semana?

A intensificação de um sistema de baixa pressão atmosférica entre o norte da Argentina, o Brasil e o Paraguai, e o deslocamento de uma frente fria pelo litoral da Região Sul vão estimular muitas áreas de instabilidade. Entenda porque o risco de temporais é alto no Sul no primeiro fim de semana de março.

 

 

 

Fim de semana com chuva forte

No sábado, 4, a maior quantidade de nuvens carregadas e a chuva mais frequente e volumosa deve ocorrer sobre o Rio Grande do Sul, no oeste e sul de Santa Catarina e do Paraná. Mas as outras áreas destes dois estados também podem ter temporais à tarde e à noite.

No domingo, 5, o risco de tempestades e a chuva mais forte devem ocorrer sobre Santa Catarina e Paraná. A chuva para sobre o centro-sul e oeste do Rio Grande do Sul.

 

Curitiba teve fevereiro mais quente em 14 anos

 

Ar fresco

De forma geral, o fim de semana será abafado no Sul do Brasil, mas a nebulosidade e a chuva vão evitar que a temperatura alcance marcas muito elevadas. Mas o Sul do Brasil vai receber um ar fresco, de origem polar, durante o domingo por causa da passagem de uma frente fria.

Não se pode dizer que a Região Sul vai esfriar, mas o ar vai refrescar um pouco na próxima semana.

 

 

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias