Belém ainda terá chuva forte

08/03/2017 às 16:35
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Capital registra alagamentos

Áreas de instabilidade continuam ativas sobre o norte do Pará devido a aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Nesta época do ano é comum a influencia do sistema meteorológico sobre a costa norte do Brasil e desde o começo de 2017, a ZCIT vem provocando eventos de chuva frequentes sobre o Pará.


A semana vai continuar bastante instável em Belém e por grande parte do Pará com a formação de mais áreas de instabilidade e previsão de várias pancadas de chuva. Ainda serão dias de chuva frequente e até com forte intensidade, alertam os meteorologistas.    

A chuva forte de terça-feira (7) provocou vários pontos de alagamento na cidade. Ruas ficaram totalmente intransitáveis em alguns bairros e carros foram arrastados pela enchente. Entre às 9 horas de terça e às 9 horas desta quarta-feira (8), Belém registrou 49,4 mm, o terceiro maior volume de chuva no Brasil nesse período, pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).



Época de muita chuva

Março ainda é um mês de muita chuva na capital. A média histórica mensal é de 436 mm. Já choveu em oito dias, cerca de 186 mm, ou cerca de 43% da média de março. Lembrando que fevereiro já terminou com 43% da chuva acima do normal e janeiro de 2017 foi o mais chuvoso na cidade em 30 anos. Os volumes de janeiro surpreenderam e chegaram a quase 600 mm. 

No Norte do país, o período mais chuvoso do ano é chamado popularmente de “inverno”, embora aconteça em sua maior parte nos meses de verão, entre dezembro e março. É conhecido como o inverno amazônico.

Nos próximos dias, além do Pará, o litoral do Amapá, o Amazonas, o Acre e Rondônia, também vão receber muita chuva. Os volumes estimados até o dia 13 de março poderão ultrapassar 150 mm em algumas áreas. Confira:

 
Com relação ao escoamento dos grãos, a situação na BR-163 ainda vai continuar complicada. "A previsão ainda é de muita chuva no mês de março e abril também será bastante molhado", explica o meteorologista Alexandre Nascimento. 

CIDADES RELACIONADAS

Belém - PA

24°
min

34°
max

10mm / 67%