BH ainda tem pancadas de chuva hoje

08/03/2017 às 18:01
por Josélia Pegorim

Atualizado 09/03/2017 às 12:19

Oferecimento
Chuva do verão 2016/2017 está quase 50% abaixo do normal

O temporal que ocorreu ontem fez com que cidades da Grande Belo Horizonte entrassem para a lista dos 10 maiores volumes de chuva no Brasil registrados entre 9h do dia 8 e 9h de 9 de março, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Em Belo Horizonte, na região da estação meteorológica de Santo Agostinho choveu 31,7 mm neste período. Este foi o segundo maior volume de chuva em 24h deste ano neste local de medição do INMET.

Choveu mais forte ontem em outros locais da capital mineira e da Grande Belo Horizonte deixando ruas alagadas e caos no trânsito.

Mais pancadas de chuva voltam a ocorrer até a noite desta quinta-feira, mas não de forma generalizada como ontem. Porém, algumas pancadas podem ser moderadas a fortes.

 

Pancadas de chuva

Nuvens carregadas voltaram a se formar sobre a região de Grande Belo Horizonte provocando pancadas de chuva moderadas a fortes na tarde da quarta-feira, 8 de março. Entre 14h10 e 17h10 choveu de 10 mm a quase 30 mm em vários locais da Grande Belo Horizonte. O maio acumulado registrado pelo CEMADEN– Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais foi de aproximadamente 27 mm em Brumadinho (Inhotim).

 

Frente fria

As nuvens de chuva voltaram a se formar sobre a Grande Belo Horizonte com a ajuda de uma frente fria que passou pelo litoral do Rio De Janeiro e ainda está próxima do litoral do Espírito Santo. O ar já estava bem quente na região da capital mineira e a frente fria colaborou para aumentar a umidade no ar.

 

 

 

Para esta quinta-feira, a previsão é que ainda chova sobre a Grande Belo Horizonte. As pancadas de chuva podem ser moderadas a fortes em vários locais da região, com raios e rajadas de vento também moderadas a fortes. Mesmo com previsão de chuva, o ar continua abafado e a sensação é de calor nesta quinta.

 

Semana termina seca

Mas a população da Grande BH não deve ficar muito animada com essa chuva, porque a tendência é de que o tempo volte a secar já na sexta-feira. Entre a sexta-feira e o domingo, a chance de chover é baixa na Grande BH e também em áreas do como a Zona da Mata Mineira. O penúltimo fim de semana do verão será marcado por sol forte e calor na Grande Belo Horizonte. O outono começa oficialmente no dia 20 de março, às 7h29, horário de Brasília.

Mas as condições para chuva voltam a aumentar com a chegada de outra frente fria ao litoral do Rio de Janeiro na próxima segunda-feira, 12 de março.

 

 

 

 

Verão com pouca chuva

O período chuvoso de 2016/2017 está chegando ao fim e não foi dos melhores para Belo Horizonte. O verão vai terminar devendo bastante chuva para a capital mineira. A chuva ficou abaixo da média em dezembro de 2016, em janeiro e em fevereiro de 2017. Março até deu pouquíssima chuva. Em 8 dias, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, choveu apenas 6,2 mm, mas sem contar a chuva que ocorreu a partir da tarde do dia 8 de março.

A soma das médias de chuva normais de dezembro a março é de aproximadamente 942 mm. Do dia 1/12/2016 até 9h de 8/03/2017 choveu 497 mm, um volume 47% abaixo do total de chuva da estação.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

21°
min

33°
max

0mm / 0%

Belo Horizonte - MG

17°
min

29°
max

0mm / 0%