Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Alerta de tempestades no RS

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

O Rio Grande do Sul entra em alerta para tempestades nesta quinta-feira (9) com o avanço de uma nova frente fria pelo estado e o crescimento de áreas de instabilidade associadas a um sistema de baixa pressão atmosférica na Argentina. As duas situações vão contribuir para gerar grandes áreas de chuva intensa no decorrer do dia.

A chuva aumentou no começo da tarde em áreas do Sul do estado com registro de temporais. Em apenas duas horas, das 13 às 15 horas, já choveu 26,2 mm em Rio Grande, 21,6 mm em Caçapava do Sul, 19,4 mm em São Gabriel e 17,2 mm em Dom Pedrito. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). 


As áreas de fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai e a Argentina vão receber os maiores de chuva até o fim do dia. Os meteorologistas alertam para situação de perigo. "A população deve se preparar para tempestades, com ventania, raios e queda de granizo", avisa a meteorologista Fabiana Weykamp.

A Grande Porto Alegre tem um dia muito quente antes da chuva, ocorrem rajadas de vento com a aproximação da frente fria e também há risco de temporais a partir da tarde. A parte central e noroeste do estado também têm grande chance de terminar o dia com chuva forte. 

Sexta-feira de alerta total
Todo o estado do Rio Grande do Sul vai ficar em alerta total para mais tempestades nesta sexta-feira (10). A chuva intensa e volumosa pode causar estragos e provocar alagamentos. A população deve ficar atenta aos avisos e orientações da Defesa Civil da sua região. O tempo vai ficar carregado desde cedo, e a chuva forte novamente pode ser acompanhada de rajadas de vento entre 70 a 90 km/h. Ainda há risco de granizo. 

Na sexta-feira, o estado de Santa Catarina e o oeste do Paraná também entram em alerta para temporais com o deslocamento da frente fria. 

style="display: block; margin-left: auto; margin-right: auto;" src="https://imagens.climatempo.com.br/climapress/galeria/2017/03/4eab5afe8c11e6b48b50a094a0075110.jpg" alt="" data-time2="1489070482" />
Fim de semana com mais uma frente fria 
No sábado (11), os temporais vão dar uma pequena trégua a Região Sul. A frente fria se afasta para o mar. A chuva enfraquece e especialmente no Rio Grande do Sul, o sol volta a aparecer com previsão apenas de pancadas localizadas. 

Toda Região Sul volta a ficar em alerta no domingo. Outra frente fria, esta mais forte, vai chegar ao Rio Grande do Sul. Novamente os maiores volumes de chuva e a situação de tempo mais severo vão ocorrer sobre o estado gaúcho. Há previsão de novas tempestades. Santa Catarina e o Paraná também vão ter mudanças no tempo, com alto risco de temporais. Essa segunda frente fria é rápida e virá acompanhada de grande ciclone extratropical. 

Veja no mapa a estimativa de chuva para os próximos dias. Áreas do Rio Grande do Sul poderão acumular 200 mm de chuva até segunda-feira

style="display: block; margin-left: auto; margin-right: auto;" src="https://imagens.climatempo.com.br/climapress/galeria/2017/03/de2337a48bf030fac5f4c3f6a6b30276.jpg" alt="" />
Veja também:

Alto risco de temporais no Sul do Brasil 
 

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias