Sun dogs é visto no interior do RS

22/03/2017 às 16:03
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Saiba o que é este curioso fenômeno

Uma curiosa formação ao redor do sol foi observada no fim da tarde de 21 de março de 2017 em Palmeira das Missões, no interior do Rio Grande do Sul. O disco solar apareceu envolto não só com uma espécie de arco-íris, que é chamado de halo solar, mas também com duas manchas alongadas, muito luminosas, nas bordas centrais do halo.

O halo solar simples, que é como arco-íris ao redor do sol, é um fenômeno relativamente comum. Mas as manchas luminosas nas bordas não são tão comuns assim. Estas manchas são chamadas de Sun Dogs.

 

Saiba como se forma o arco-íris

 

O meteorologista da Cliamtempo César Soares explica o que é este bonito e curioso fenômeno

Sun Dogs, em uma tradução livre "cães do sol", que é conhecido em meteorologia como um fotometeoro, é da família dos halos solares e são  gerados por nuvens do tipo Cirrostratus ou Cirrus que possuem cristais de gelo que refratam os raios solares.

O fenômeno também é conhecido como parélio ou sol fantasma, e parecem manchas mais intensas na extremidades do semi-círculo do halo.

Para o fenômeno ser perceptível é necessário um ângulo de observação de 22° entre a pessoa (observador) e a composição nebulosidade e sol. A densidade na nebulosidade é a responsável pela ocorrência dos dois focos laterais que dão a impressão de dois outros sóis menores."

 

 

 

 

Conheça os 10 tipos básicos de nuvens 

 

#fotografeotempo

Tem sempre alguma coisa no céu para contar a história do seu dia

Participe!

O seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.