ZCIT provoca chuva forte no Nordeste

23/03/2017 às 16:08
por Josélia Pegorim

Atualizado 23/03/2017 às 20:01

Oferecimento
Chuva de março atinge a média em Fortaleza

Chuva atinge a média em Fortaleza

A chuva de março já atingiu a média histórica em Fortaleza antes mesmo do fim do mês. Do dia 1 até 9h do dia 23 de março, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 365,5 mm, valor que está 8% acima da média de chuva normal para março que é de 339 mm

Na escala anual, março tem a segunda maior média de chuva em Fortaleza.

 

Menor temperatura do ano em Fortaleza

O tempo chuvoso baixou a temperatura em Fortaleza. A capital do Ceará teve a menor temperatura de 2017 até agora na madrugada desta quinta-feira, 23 de março, com a temperatura mínima de 22,3°C, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia .

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

 

Chuva forte no Nordeste

Voltou a chover forte no norte do Nordeste e locais no Ceará, no Maranhão e no Rio Grande do Norte entraram para lista dos maiores volumes de chuva acumulados no Brasil, no período entre 9h do dia 22 e 9h de 23 de março.

 

 

 

 

O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 50,0 mm em Turiaçu, no litoral do Maranhão. Mas no mesmo período, o CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais - registrou 73,2 mm em Russas, no Ceará, 64,1 mm em Mauriti, também no Ceará, 57,8 mm em Canguaretama (rua São José), no Rio Grande do Norte.

O céu nublado e a chuva predominaram em Fortaleza e em todo o litoral do Ceará nesta quinta-feira. Natal, capital do Rio Grande do Norte, teve momentos com chuva forte.

 

 

 

 

#Fotografeotempo! A sua foto poderá ficar em destaque. Participe!

 

 

ZCIT

A chuva forte veio foi provocada pelas áreas de instabilidade da ZCIT - Zona de Convergência Intertropical - que aumentou sua atividade na costa norte do Brasil nos últimos dias.

A ZCIT é o principal sistema meteorológico que provoca chuva sobre a porção do Nordeste do Brasil e atua durante os meses de verão e do outono. O máximo do período chuvoso no norte do Nordeste, entre o Maranhão e o Rio Grande do Norte, normalmente ocorre em março e em abril.

 

 

 

 

RelClima: previsão climática para ajudar você a planejar seu negócio

 

 

Mais chuva

As áreas de instabilidade da ZCIT vão continuar sobre o norte do Nordeste nos próximos dias e as nuvens carregadas se espalham também sobre parte da costa leste. Pelo menos até a segunda-feira, a maioria das áreas dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, além do leste do Pernambuco, terão pancadas de chuva frequentes. Pode chover com moderada a forte intensidade e há risco de raios.

O alerta para chuva forte vale especialmente para as capitais São Luís, Fortaleza, Natal e João Pessoa. Mas no domingo e na segunda-feira aumenta o risco de chuva forte em Recife. Teresina pode ter chuva com raios, com moderada intensidade.

Para as capitais Maceió e Aracaju também há condições para chuva nos próximos dias, mas não há expectativa de chuva forte.

 

CIDADES RELACIONADAS

Aracaju - SE

25°
min

32°
max

5mm / 90%

Natal - RN

24°
min

29°
max

30mm / 90%