Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / ZCIT provoca chuva forte no Nordeste

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    ZCIT provoca chuva forte no Nordeste

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    4 min de leitura

    Oferecido por

    Chuva atinge a média em Fortaleza

    A chuva de março já atingiu a média histórica em Fortaleza antes mesmo do fim do mês. Do dia 1 até 9h do dia 23 de março, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 365,5 mm, valor que está 8% acima da média de chuva normal para março que é de 339 mm

    Na escala anual, março tem a segunda maior média de chuva em Fortaleza.

     

    Menor temperatura do ano em Fortaleza

    O tempo chuvoso baixou a temperatura em Fortaleza. A capital do Ceará teve a menor temperatura de 2017 até agora na madrugada desta quinta-feira, 23 de março, com a temperatura mínima de 22,3°C, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia .

     

    Notícias - informações importantes do tempo e do clima

     

    Chuva forte no Nordeste

    Voltou a chover forte no norte do Nordeste e locais no Ceará, no Maranhão e no Rio Grande do Norte entraram para lista dos maiores volumes de chuva acumulados no Brasil, no período entre 9h do dia 22 e 9h de 23 de março.

     

     

     

     

    O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 50,0 mm em Turiaçu, no litoral do Maranhão. Mas no mesmo período, o CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais - registrou 73,2 mm em Russas, no Ceará, 64,1 mm em Mauriti, também no Ceará, 57,8 mm em Canguaretama (rua São José), no Rio Grande do Norte.

    O céu nublado e a chuva predominaram em Fortaleza e em todo o litoral do Ceará nesta quinta-feira. Natal, capital do Rio Grande do Norte, teve momentos com chuva forte.

     

     

     

     

    #Fotografeotempo! A sua foto poderá ficar em destaque. Participe!

     

     

    ZCIT

    A chuva forte veio foi provocada pelas áreas de instabilidade da ZCIT - Zona de Convergência Intertropical - que aumentou sua atividade na costa norte do Brasil nos últimos dias.

    A ZCIT é o principal sistema meteorológico que provoca chuva sobre a porção do Nordeste do Brasil e atua durante os meses de verão e do outono. O máximo do período chuvoso no norte do Nordeste, entre o Maranhão e o Rio Grande do Norte, normalmente ocorre em março e em abril.

     

     

     

     

    RelClima: previsão climática para ajudar você a planejar seu negócio

     

     

    Mais chuva

    As áreas de instabilidade da ZCIT vão continuar sobre o norte do Nordeste nos próximos dias e as nuvens carregadas se espalham também sobre parte da costa leste. Pelo menos até a segunda-feira, a maioria das áreas dos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, além do leste do Pernambuco, terão pancadas de chuva frequentes. Pode chover com moderada a forte intensidade e há risco de raios.

    O alerta para chuva forte vale especialmente para as capitais São Luís, Fortaleza, Natal e João Pessoa. Mas no domingo e na segunda-feira aumenta o risco de chuva forte em Recife. Teresina pode ter chuva com raios, com moderada intensidade.

    Para as capitais Maceió e Aracaju também há condições para chuva nos próximos dias, mas não há expectativa de chuva forte.

     

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias