Que lugar é esse onde Nova Iorque é vizinha de Porto Alegre?

19/04/2017 às 17:01
por Josélia Pegorim

Atualizado 19/04/2017 às 17:10

Oferecimento
Um grande rio passa entre as duas

O nome das cidades tem muitas e variadas origens em todos os lugares do mundo e podem ser surpreendentes.

 

Referências para o nome

Uma característica do tipo de relevo ou da flora local, um rio, o nome da pessoa que historicamente iniciou o povoado, nomes de pessoas importantes e de santos e uma infinidade de combinações entre eles podem servir de referência para dar nome a uma cidade.

Em geral, quem chega primeiro é quem batiza e assim muitos nomes são referentes aos colonizadores do local. No Brasil, temos muito nomes de municípios de origem indígena, mas também afrancesados, de origem italiana, alemã, portuguesa e espanhola.

 

Migração dos gaúchos

Algumas vezes, a migração de pessoas dentro de um próprio país também pode ser a base para o nome de um município. Gaúcha do Norte é o nome de um município que fica do nordeste de Mato Grosso e Chapada Gaúcha fica em Minas Gerais. Esta cidade no norte mineiro teve início nos anos 1970 com a chegada de seus primeiros moradores vindos do Rio Grande do Sul.

Os gaúchos foram para mais longe! No final dos anos 1980,  uma cidade foi criada no interior do Piauí e batizada de Porto Alegre do Piauí. Quem nasce lá é Porto Alegrense igual a quem nasce em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.

Porto Alegre do Piauí está na margem de um grande rio, o Parnaíba. Atravesse o rio e você estará em Nova Iorque, não na Big Apple, mas no Maranhão. A Nova Iorque do Maranhão nasceu de uma vila que foi fundada em meados dos anos 1990 por um norte americano que veio da enorme cidade de Nova Iorque, lá nos Estados Unidos.

 

 

 

 

Esta imagem mostra um fim de tarde em Porto Alegre do Piauí no fim de semana da Páscoa fotografado Aedijail Silva Ferreira. De um lado Porto Alegre do Piauí, o rio Parnaíba, e do outro lado do rio, Nova Iorque, do Maranhão.

 

 

 

  

Qual é a história do nome da sua cidade?

Como está o tempo aí?

#fotografeotempo

Tem sempre alguma coisa no céu para contar a história do seu dia

Participe!

O seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS

16°
min

24°
max

5mm / 90%