Há um ano Brasil vivia calor e frio históricos

21/04/2017 às 23:57
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Relembre o frio e o calor de abril de 2016

O mês de abril de 2016 teve eventos meteorológicos extremos no Brasil. Um forte bloqueio atmosférico foi estabelecido mantendo o ar polar afastado não apenas do Brasil, mas do centro-norte da Argentina e do Uruguai.

 

 

O ar polar ficou represado sobre o sul da Patagônia por vários dias. Mas a atmosfera não fica parada e aos poucos o movimento atmosférico natural foi modificando a situação e o bloqueio atmosférico finalmente foi rompido no fim de abril de 2016. Para que isto ocorresse foi preciso a entrada de uma massa de origem polar especial, muito forte.

Há um ano, no final de abril de 2016, tivemos a entrada de uma massa de ar de origem polar extremamente forte sobre o Brasil que fez a temperatura baixar muito no centro-sul do país e também no sul da Amazônia. A virada de abril para maio de 2016 foi marcada por um frio intenso que bateu recordes para abril em vários anos. Mas o mais interessante foi o super contraste de temperatura em relação ao que predominou em abril de 2016. Foi um mês marcado por extremos de calor no Brasil, com recordes históricos de calor sendo batidos em várias capitais. Foi um dos meses mais quentes há registrados no planeta Terra.

Relembre algumas notícias sobre o frio e o calor excepcionais de abril de 2016

 

 

Tchau, calor!

 

A frente fria mais esperada do ano: a "noiva"

 

Curitiba bate recorde histórico para abril em 85 anos

 

Brasília bate recorde de calor histórico para abril

 

São Paulo pode ter abril mais quente em 73 anos

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

13°
min

20°
max

10mm / 90%

Curitiba - PR

11°
min

18°
max

2mm / 40%