Temporais se espalham sobre o Sul do Brasil

24/04/2017 às 15:14
por Josélia Pegorim

Atualizado 25/04/2017 às 11:51

Oferecimento
Ventos podem chegar a 100 km/h

Voltou a chover sobre o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, depois de um fim de semana com sol e frio em todo o Sul do Brasil. A partir durante esta terça-feira os temporais se espalham sobre a Região Sul por causa da chegada de uma forte frente fria. Além de chuva forte e de ventania, esta frente fria vem trazendo muito frio.

 

Temporais

Com a chegada da nova frente fria, todo o Rio Grande do Sul fica sujeito a temporais na última terça-feira de abril. Nuvens carregadas também se espalham sobre Santa Catarina, onde o maior risco de tempestades é para o sul e para o centro-oeste do estado. No Paraná, a chuva começa já pela manhã na região de Foz do Iguaçu, que também fica sujeita a temporais, mas à tarde e à noite as pancadas de chuva se espalham sobre as outras regiões do estado.

 

Confira alerta para temporais na Região Sul

 

Na quarta-feira, a frente fria se desloca rápido sobre a Região Sul. A chuva vai parando sobre o Rio Grande do Sul, mas ainda cai forte em áreas de Santa Catarina e do Paraná. Neste dia, o vento frio de uma forte massa de ar polar também começa a soprar sobre a Região Sul fazendo a temperatura baixar ainda mais.

Os mapas mostram a evolução das áreas de chuva sobre a Região Sul. A chuva moderada a forte é representada pelas cores amarela e alaranjada. O vermelho e o rosa indicam chuva muito forte.

 

 

 

 

Frio intenso e chance de novos recordes

O ar frio de origem polar entra com muita força sobre a Região Sul do Brasil durante a quinta-feira. O frio será intenso ao amanhecer e com possibilidade de geada nas áreas mais elevadas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. O frio aumenta na sexta-feira e as capitais Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba podem estabelecer novos recordes de frio para 2017. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia a menor temperatura em Curitiba deste ano até agora foi 12,4°C, em 30 de março, em Florianópolis 13,9°C, em de 23 de abril e em Porto Alegre, o recorde atual de frio é 11,9°C em 13 de abril.  O frio desta massa de ar polar é forte o suficiente para provocar geada nos três estados.

 

Você sabia que existe geada branca e geada negra?

 

Baixa pressão atmosférica e ventania

Por causa da forte queda da pressão atmosférica que ocorre entre o Brasil, o Paraguai e o norte da Argentina, toda a Região Sul fica sujeita a ventania nesta terça-feira, mesmo sem estar chovendo. As rajadas de vento podem alcançar velocidades em torno de 90 km/h. Nas regiões montanhosas, as rajadas de vento podem chegar a 100 km/h.


CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

24°
min

34°
max

10mm / 80%

Porto Alegre - RS

22°
min

37°
max

10mm / 80%

FASES DA LUA

  • Cheia
    19/02
  • Minguante
    26/02
  • Nova
    04/02
  • Crescente
    12/02

ESTAÇÕES DO ANO

  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    21/06
  • Primavera
    23/09