Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

São Paulo mais quente e seco nesta terça-feira

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Nesta terça-feira (09), o dia começou frio e com um pouco de neblina no estado de São Paulo, principalmente nos trechos de serras e vales, mas já no período da manhã o sol reapareceu e vai predominar o dia todo. A temperatura sobe e não há previsão de chuva em nenhuma região paulista. Um dia típico de Outono no estado de São Paulo. Amanhecer e noites frias e tardes quentes. A umidade relativa cai bastante durante à tarde e pode ficar abaixo dos 30% em quase todo o interior paulista.

 

Tendência

 

Na quarta-feira (10),  uma frente fria passa fraca ao largo do litoral paulista, mas não tem força para fechar o tempo e nem provocar chuva. O vento marítimo se intensifica e a nebulosidade aumenta principalmente à tarde e a noite na faixa leste paulista. Pelo interior, o tempo seco predomina com índices de umidade que podem ficar entre 21 e 30%.  

 

Acompanhe notícias de todo o Brasil clicando aqui.

 

Umidade relativa do ar

Nesta última segunda-feira (08), o oeste e noroeste de São Paulo, registrou níveis de umidade um pouco abaixo de 30%. Em Presidente Prudente, a estação do aeroporto, registrou umidade de 27%, às 16 horas. Neste mesmo horário, em Votuporanga, a estação do Instituto Nacional de Meteorologia, registrou 29% de índice de umidade.  

 

 

Entenda sobre umidade do ar

A umidade relativa do ar é a relação entre a quantidade de água existente no ar (umidade absoluta) e a quantidade máxima que poderia haver na mesma e isso depende da temperatura do mesmo. Quanto mais quente, mais expandida fica a molécula de ar e mais água cabe nele. Portanto, se a umidade absoluta está baixa, devido à presença de uma massa de ar seco e a temperatura está muito alta, a umidade relativa do ar fica muito baixa.

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) para valores entre 30 e 40% a região fica em estado de observação, para valores entre 20 e 30% em estado de atenção, entre 12 e 20% em estado de alerta e de emergência para valores abaixo de 12%.

 

Se fala muito de baixa umidade nos meses do outono e do inverno. Mas você sabe como se mede a umidade relativa do ar? Veja abaixo no Explicando o Tempo e aproveite para conhecer de perto uma estação meteorológica.

 

 

Acompanhe a previsão para a Grande São Paulo aqui

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias