Risco de nevoeiro na Região Sudeste

11/05/2017 às 21:49
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Estradas e aeroportos podem ser afetados

Condições meteorológicas facilitam a formação do fenômeno na Região Sudeste nesta sexta-feira e no sábado.

 

  

No começo da manhã desta sexta-feira e do sábado, 13, várias estradas e aeroportos na Região Sudeste do Brasil podem ter problemas de má visibilidade por causa do nevoeiro. Este é um fenômeno que fica cada vez mais frequente no outono e no inverno por causa do frio do amanhecer. O ar frio se concentra nos trechos de baixada das estradas, nos vales e por isso é comum a formação do fenômeno nestas áreas. O frio das regiões serranas também facilita a ocorrência do nevoeiro. É a baixa temperatura que condensa o ar úmido que fica próximo ao solo formando o nevoeiro, que é como uma nuvem que começa a formar perto do chão.

 

 

Alta pressão atmosférica

As condições meteorológicas nesta sexta-feira e no sábado facilitam a formação do nevoeiro porque, nestes dois dias, um sistema de alta pressão atmosférica atua forte sobre a Região Sudeste. A alta pressão atmosférica causa a subsidência que ajuda a esfriar o ar perto do solo. Esta situação meteorológica facilita a formação do nevoeiro por perda radiativa.

 

Entenda como o nevoeiro se forma e se dissipa.

 

Saiba o que é a subsidência do ar e como isto se relaciona com o frio, o ar seco e a poluição

 

 

O nevoeiro, popularmente chamado de neblina, se formou em algumas áreas da cidade de São Paulo e sobre Sorocaba no dia 9 de maio de 2017.

 

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

17°
min

30°
max

0mm / 0%