Trigo segue com bom desenvolvimento no campo

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Áreas de instabilidade continuam sendo observadas sobre grande parte da região central do Brasil nesta quarta-feira (17). Com isso, há previsão de chuva a qualquer hora do dia em vários municípios de Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Pará. 

 

 

A chuva beneficia lavouras de milho 2ª safra. As lavouras de café e cana de açúcar podem ter atividades de colheita paralisadas em alguns momentos.

 

No Sul, o tempo segue aberto e sem previsão de chuva. A partir desta quinta-feira (18), uma frente fria avança pela região e deixa o tempo bastante instável e com chuva ao longo do dia. Mas será entre a sexta (19) e o sábado (20) que as áreas de instabilidade juntamente com a frente fria ganham força e pode chover forte em grande parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, sul do Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul de Minas Gerais.

 

Ao longo do próximo final de semana, há previsão de chuva em todo o Centro-Oeste e em boa parte do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. As condições serão bastante satisfatórias ao desenvolvimento das lavouras de 2ª safra e lavouras de inverno, como trigo. Mas por outro lado, pode atrapalhar o pleno andamento da colheita do café e da cana de açúcar e o plantio do trigo no Paraná, sem causar prejuízos aos produtores.

 

Como melhorar a produção no campo? Como entender o comportamento do clima?

 

Previsão dos EUA

 

Nos Estados Unidos, nesta quarta-feira (17) há previsão de pancadas de chuva em grande parte do meio-oeste, onde poderão ocorrer paralisações no plantio da soja e do milho. Há previsão de chuva também entre a sexta (19) e o sábado (20) o que pode atrapalhar os trabalhos de plantio, mas como serão chuvas regionalizadas, isto é, somente sobre o meio-oeste e leste dos Estados Unidos, muitas outras regiões produtoras terão tempo mais firme e condições favoráveis de plantio.

 

Vale lembrar, que a chuva pode atrapalhar trabalhos no campo, mas por outro lado, ajuda a manter os níveis de umidade do solo satisfatórios o que favorece o desenvolvimento das lavouras. Na semana que vem o tempo volta a ficar mais firme, com previsão para eventuais pancadas de chuvas.

 

Saiba mais: Como será a chuva para a próxima safra?

Previsão de cobertura de nuvens para 10 dias e previsão de risco de condições extremas no campo