Friagem no Norte do Brasil

30/05/2017 às 16:58
por Angela Ruiz

Oferecimento
Veja como fica a previsão nos próximos dias

Uma grande frente fria avança pelo Brasil e terá influência em algumas áreas do Norte do país. As pancadas de chuva deste sistema atingem Rondônia e o Acre, nesta quarta-feira (31). Junto desta chuva, uma forte massa polar que acompanha a frente fria vai provocar uma acentuada queda de temperatura e provocar o fenômeno conhecido como “friagem”.

 

O vento frio de origem polar será sentido no Acre, Rondônia e sul do Amazonas na quinta-feira e sexta-feira o que causa brusca queda de temperatura, nestas localidades. Não é a primeira vez este ano que ocorre o fenômeno da friagem no Norte. No final de abril, uma forte massa polar passou pelo país causando queda de temperatura, no Acre. Segundo o Inmet, no dia 28/04, em Rio Branco, a temperatura mínima foi de apenas 17,1°C  

 

 

No Pará, norte do Amazonas, Roraima e Amapá, o calor associado à alta umidade favorece o crescimento de nuvens tropicais. O sol aparece e faz calor. As pancadas de chuva ocorrem à tarde e a noite. No Tocantins, não há expectativa de chuva.

 

 

Você sabe o que é o fenômeno da friagem?

 

A friagem é a redução da temperatura por influência de ar polar e não somente de chuva. Este termo é usado para a queda da temperatura provocada por ar polar em áreas da Região Norte do Brasil como o Acre, Rondônia e Amazonas.

 

Em algumas situações especiais, a circulação dos ventos direciona o ar polar que avança sobre a América do Sul, vindo da Antártica, para o norte da Bolívia e para parte do Norte do Brasil. A friagem é justamente esta passagem de ar polar pelo Norte do Brasil, o que causa uma queda da temperatura mais acentuada e prolongada do que aquela provocada apenas por chuva.

 

Acompanhe a previsão para os próximos dias no Norte com detalhes aqui 

CIDADES RELACIONADAS

Rio Branco - AC

21°
min

30°
max

5mm / 80%