Nova massa polar provoca recorde de frio em várias capitais

31/05/2017 às 18:05
por Josélia Pegorim

Atualizado 31/05/2017 às 21:36

Oferecimento
Ar polar avança forte sobre o Brasil

O mês de maio terminou com recorde de frio em várias capitais brasileiras. O ar polar vai atuar com mais força nas próximas 48 horas e a temperatura cai mais.

 

A tarde do dia 31 de maio foi a mais fria do ano até agora em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, em Florianópolis, capital de Santa Catarina e em Campo Grande, a capital de Mato Grosso do Sul. O ar frio de uma nova massa de ar polar que começou a influenciar o Brasil foi o responsável pela acentuada queda da temperatura. Mas o tempo chuvoso e a falta do sol também contribuíram para o esfriamento do ar em algumas capitais.

Em Porto Alegre, a chuva e o ar polar derrubaram a temperatura. A temperatura máxima foi de apenas 17,6°C, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. O recorde anterior era 17,8°C, em 27 de maio.

O tempo chuvoso foi o principal motivo para a baixa temperatura em Florianópolis. O total de chuva em 24 horas chegava aos 43 mm acumulados entre 15 horas do dia 30 e 15 horas de 31 de maio. O recorde de tarde mais fria deste ano ocorreu com a máxima de 18,2°C. O recorde anterior de menor temperatura máxima era de 20,4°C, em 28 de maio.

  

A combinação de ar polar e céu nublado fez a temperatura baixar muito em Campo Grande. Nesta quarta-feira, o ar polar entrou com força sobre o Mato Grosso do Sul e esfriou muito. Em Campo Grande, a tarde mais fria desde ano até agora foi com temperatura máxima de 21,6°C, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. O recorde anterior era 21,9°C, em 27 de abril. Esfriou também no oeste e no sul de Mato Grosso, mas Cuiabá não teve novo recorde. O ar polar foi sentido na tarde desta quarta-feira até em Rondônia e no Acre.

 

Até domingo, esta massa polar terá influência em muitas áreas do Brasil e vai esfriar mais. Para a maioria das regiões do Sul e do Sudeste, as madrugadas mais geladas devem ser dos dias 2 e 3 de junho.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

25°
min

35°
max

0mm / 0%

Florianópolis - SC

20°
min

28°
max

15mm / 90%