Veja como o consumo consciente pode salvar o planeta e o seu bolso!

02/06/2017 às 11:35
por Maira Di Giaimo

Atualizado 02/06/2017 às 12:07

Oferecimento
6 perguntas que o consumidor deve se fazer antes da compra

As vitrines, banners, comerciais e propagandas estão por toda parte incentivando o consumo. São promoções e ofertas “imperdíveis” que, muitas vezes, te levam a comprar coisas que você não precisa. Que consumidor nunca chegou em casa com a consciência pesada por ter gastado demais? Uma pesquisa do SPC aponta que 77% dos consumidores entre 18 e 30 anos já se arrependeram de uma compra desnecessária que fizeram.

 

Além do impacto financeiro, esse consumo desenfreado traz sérias consequências para o meio ambiente. O planeta não consegue regenerar os seus recursos naturais na mesma velocidade das nossas demandas. Com o crescimento da população e dos níveis de consumo, o Banco Mundial estima que em 2050 sejam necessárias quase três Terras para dar conta das demandas do nosso estilo atual de vida.

 

 

 “O consumidor tem um grande poder em mãos, embora nem sempre tenha consciência disso. Por meio das escolhas cotidianas, ele pode contribuir para reduzir os impactos negativos no meio ambiente, na economia, na sociedade e no seu próprio bem-estar. Por exemplo, ao escolher comprar de uma empresa que polui menos o meio ambiente, está dizendo para as outras empresas e pessoas que poluir não é aceitável. O mesmo acontece ao optar por produtos que duram mais, ao reciclar etc.”, explica Helio Mattar, diretor-presidente do Instituto Akatu, ONG que atua há 16 anos pelo consumo consciente.

 

Contribua com o planeta e com o seu bolso! É só se fazer essas seis perguntas antes de abrir a carteira!

 

6 Perguntas do Consumo Consciente:

 

Por que comprar?

Eu preciso mesmo comprar isso ou é só um impulso do momento? Pense se você já não tem o suficiente ou se você pode, em vez de comprar, fazer uma troca, reutilizar ou pegar emprestado.

 

O que comprar?

Pense sobre quais características do produto atenderão à sua necessidade e leve em consideração os impactos associados ao produto na hora da seleção.

 

Como comprar?

É hora de pensar sobre as formas de pagamento e sobre a logística dessa compra. Como é melhor para você, comprar vista ou a prazo? 

 

De quem comprar?

Sempre que puder, acompanhe notícias de fontes confiáveis e tente descobrir informações sobre as empresas que fabricam e vendem o produto ou serviço: verifique se há cuidado no uso dos recursos naturais e se os funcionários são respeitados.

 

Como usar?

Cuide para estender ao máximo a vida útil daquilo que você compra. Assim você evita os impactos associados à fabricação, o transporte e o descarte de outros produtos.

 

Como descartar?

Aquilo que não tem mais utilidade para você pode ser reformado ou pode ser interessante para outra pessoa. Se isso não for mais possível, é preciso fazer um descarte adequado. Veja se o material pode ser encaminhado para a reciclagem ou se exige descarte especial.