Semana de pouca chuva no Nordeste

05/06/2017 às 22:46
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Umidade do ar cai abaixo dos 30%

Uma grande massa de ar seco se intensifica sobre o Nordeste do Brasil e reduz muito as condições para chuva.

 

O ar seca novamente sobre o Nordeste por causa de um grande sistema de alta pressão atmosférica que volta a influenciar muitas áreas do Brasil nesta primeira semana de junho. A redução da umidade vai dificultar a formação de grandes nuvens. Além disso, não há previsão de formação de áreas de instabilidade marítimas como aconteceu na semana passada.

Até o fim da semana, várias áreas no interior do Nordeste devem registrar níveis de umidade um pouco abaixo dos 30%.

 

Sol e calor

Com a redução da nebulosidade e da umidade do ar, esta será uma semana marcada por muito sol no Nordeste. A temperatura sobe em todos os estados. Há possibilidade de alguma chuva nas áreas litorâneas no leste da Região, do Rio Grande do Norte ao sul da Bahia, mas a chuva que ocorrer será passageira e fraca. Não há previsão de chuva forte e volumosa como aconteceu em vários locais do leste do Nordeste nos últimos 10 dias de maio. Para as capitais, a menor chance de chuva é para Fortaleza e para Teresina. O litoral do Maranhão tem pancadas de chuva.

A trégua da chuva esta semana veio em boa hora para evitar novas enchentes e deslizamentos de terra depois da chuvarada de maio. Os trabalhos de ajuda aos desabrigados e desalojados de Sergipe, de Alagoas, Pernambuco e da Paraíba poderão ser feitos sem ameaça de novos temporais.

Acompanhe a nebulosidade sobre o Nordeste

 

 

 

 

 

Salvador

Nesta terça-feira, Salvador tem chuva frequente e que pode cair com moderada intensidade em alguns momentos. Mas não há expectativa de chuva volumosa que possa causar problemas.

Uma nova frente fria deve chegar ao litoral sul da Bahia no próximo fim de semana.

 

Festas Juninas

A redução da chuva também veio em boa hora para permitir que as grandes festas juninas do Nordeste se realizem sem os transtornos causados pela chuvarada. Pelo menos até o domingo, a chuva não vai atrapalhar. As festas de Caruaru e de Campina Grande vão poder acontecer sem problemas com o tempo. A chance de chuva é muito baixa.

 

Chuva de maio

A chuva de maio foi excepcionalmente forte em vários locais do Nordeste. Maceió, capital de Alagoas, foi o lugar que recebeu o maior volume de chuva no Brasil. Confira o balanço de chuva de maio de 2017 no Brasil.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Teresina - PI

23°
min

32°
max

2mm / 90%

Fortaleza - CE

24°
min

31°
max

30mm / 90%