Ar seco ganha força no Norte do BR

06/06/2017 às 12:17
por Angela Ruiz

Oferecimento
Nova friagem à vista

Uma massa de ar seco ganhou força no interior do Brasil e influência o Tocantins, Rondônia, leste do Amazonas e o centro-sul do do Pará. A atuação deste sistema dificulta o crescimento de nuvens carregadas e diminui as condições de chuva nestas localidades.

 

Nas demais áreas, o calor associado à alta umidade favorece o crescimento de nuvens e ocorrem pancadas de chuva acompanhadas de raios. De acordo com os meteorologistas da Climatempo, até quinta-feira (08), a massa de ar seco predomina sobre boa parte da região e inibe a formação de nuvens de chuva.

 

 

Frio à vista

O que vai chamar a atenção nos próximos dias é a chegada de uma nova massa de ar polar em muitas áreas da Região Norte do país. A semana vai terminar com uma queda acentuada de temperatura. Os modelos matemáticos de previsão mostram que este sistema vai conseguir provocar o fenômeno da friagem com moderada a forte intensidade. O vento frio de origem polar será sentido no Acre, sul do Amazonas e Rondônia.

 

Acompanhe a previsão da semana para a Região Norte

 

O que é friagem?

A friagem é a redução da temperatura por influência de ar polar e não somente de chuva. Este termo é usado para a queda da temperatura provocada por ar polar em áreas da Região Norte do Brasil como o Acre, Rondônia e Amazonas.

 

Em algumas situações especiais, a circulação dos ventos direciona o ar polar que avança sobre a América do Sul, vindo da Antártica, para o norte da Bolívia e para parte do Norte do Brasil. A friagem é justamente esta passagem de ar polar pelo Norte do Brasil, o que causa uma queda da temperatura mais acentuada e prolongada do que aquela provocada apenas por chuva.

 

A friagem pode ser diferentes intensidades. Friagens muito fortes podem fazer com que a temperatura no Acre baixe para valores até abaixo dos 10°C.​

 

Veja também: Semana reserva muita chuva, frio e geada