Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Ar seco ganha força no Norte do BR

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Ar seco ganha força no Norte do BR

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    3 min de leitura

    Oferecido por

    Uma massa de ar seco ganhou força no interior do Brasil e influência o Tocantins, Rondônia, leste do Amazonas e o centro-sul do do Pará. A atuação deste sistema dificulta o crescimento de nuvens carregadas e diminui as condições de chuva nestas localidades.

     

    Nas demais áreas, o calor associado à alta umidade favorece o crescimento de nuvens e ocorrem pancadas de chuva acompanhadas de raios. De acordo com os meteorologistas da Climatempo, até quinta-feira (08), a massa de ar seco predomina sobre boa parte da região e inibe a formação de nuvens de chuva.

     

     

    Frio à vista

    O que vai chamar a atenção nos próximos dias é a chegada de uma nova massa de ar polar em muitas áreas da Região Norte do país. A semana vai terminar com uma queda acentuada de temperatura. Os modelos matemáticos de previsão mostram que este sistema vai conseguir provocar o fenômeno da friagem com moderada a forte intensidade. O vento frio de origem polar será sentido no Acre, sul do Amazonas e Rondônia.

     

    Acompanhe a previsão da semana para a Região Norte

     

    O que é friagem?

    A friagem é a redução da temperatura por influência de ar polar e não somente de chuva. Este termo é usado para a queda da temperatura provocada por ar polar em áreas da Região Norte do Brasil como o Acre, Rondônia e Amazonas.

     

    Em algumas situações especiais, a circulação dos ventos direciona o ar polar que avança sobre a América do Sul, vindo da Antártica, para o norte da Bolívia e para parte do Norte do Brasil. A friagem é justamente esta passagem de ar polar pelo Norte do Brasil, o que causa uma queda da temperatura mais acentuada e prolongada do que aquela provocada apenas por chuva.

     

    A friagem pode ser diferentes intensidades. Friagens muito fortes podem fazer com que a temperatura no Acre baixe para valores até abaixo dos 10°C.​

     

    Veja também: Semana reserva muita chuva, frio e geada    

     

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias