Qualidade da água melhora no litoral paulista, segundo Cetesb

06/06/2017 às 15:05
por Maira Di Giaimo

Atualizado 07/06/2017 às 12:45

Oferecimento
Veja quais áreas foram classificadas com qualidade "ruim".

No feriado de Corpus Christi milhares de pessoas vão descer para as praias de São Paulo. E não há frio que vá evitar isso! Então, para aqueles que pretendem se aventurar pelo litoral, temos uma boa notícia: a qualidade da água no litoral paulista melhorou!

 

É isso mesmo! De acordo com levantamento da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), o número de áreas classificadas como “ótima” saltou de 15% para 30% em São Paulo. Além disso, para alegria dos banhistas e do meio ambiente, nenhuma área foi registrada com qualidade péssima.  

 

 

O estudo abrange 62 pontos de monitoramento no litoral norte, na Baixada Santista e no litoral sul. O Índice de Qualidade de Águas Costeiras (IQAC) classifica as águas em Ótima, Boa, Regular, Ruim e Péssima.

 

As áreas que apresentaram melhor qualidade ficam no litoral norte. São locais que não recebem diretamente a água doce que vem dos rios do interior do continente, geralmente com muitos poluentes.

 

No entanto, também tiveram áreas classificadas com qualidade “ruim”, especialmente na Baixada Santista, como Emissário de Santos, Canal de Santos, Canal de Piaçaguera e Canal de São Vicente

 

Nesses ambientes a piora da qualidade se deu devido às altas concentrações de fósforo e de clorofila (que aponta grande reprodução de algas em decorrência da presença de nutrientes em excesso). Foram registradas também não conformidades para o teor de oxigênio dissolvido e os enterococos.

 

Todas essas alterações da qualidade da água indicam poluição por esgotos domésticos. São toneladas de lixo jogados no oceano todos os anos. A influência da atividade industrial e dos navios também contribui para piorar a qualidade da água e atrapalhar o seu banho de mar. O mais crítico, entretanto, é o impacto ambiental que essa poluição gera, com mortes na fauna e flora marinha.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

28°
max

5mm / 90%