Frio abaixo de 10°C e geada em SP

09/06/2017 às 20:40
por Josélia Pegorim

Atualizado 09/06/2017 às 22:33

Oferecimento
Todo o estado pode ter recorde de frio no fim de semana

O estado de São Paulo esfria muito neste fim de semana e vai registrar novos recordes de frio. Os termômetros devem marcar valores abaixo dos 10°C em praticamente todas as regiões do estado, incluindo a Grande São Paulo. O amanhecer dos dias 10 e 11 de junho serão os mais gelados do ano até agora no estado de São Paulo.

 

O grande resfriamento esperado para o fim de semana está relacionado com a forte massa de ar polar que começou a influenciar São Paulo durante o dia 9 de junho. Às 19 horas, a sensação térmica na região do aeroporto de Congonhas, na zona sul da cidade de São Paulo, já chegava aos 12°C com temperatura real do ar em 17°C. No oeste do estado, a sensação térmica em Presidente Prudente era de 8°C e a temperatura real do ar era 12°C.

Veja como foi a queda da temperatura no estado de São Paulo em 24 horas, entre 18 horas do dia 8 e 18 horas de 9 de junho de 2017. Em 24 horas, a temperatura caiu até 19°C no litoral. O oeste do estado sentiu primeiro e com mais força o impacto do ar polar porque esta região era a mais próxima do centro (região de frio mais intenso) da massa de ar frio.

 

 

 

 

Durante o fim de semana, entre a noite do sábado e a madrugada do domingo, 11 de junho, o centro da massa polar passa sobre parte do Sul e do Sudeste, incluindo São Paulo, e depois vai para o mar. Por isso o fim de semana será bastante frio. Além disso, a nebulosidade sai o estado e a noite sem nuvens vai reforçar o resfriamento do ar.

Acompanhe o deslocamento das nuvens pelas imagens de satélite.

 

 

 

Geada

O amanhecer dos dias 10 e 11 de junho serão os mais gelados do ano até agora no estado de São Paulo. Temperaturas iguais ou abaixo dos 5°C devem ser registradas na divisa com o Paraná, no sul do estado e na Serra da Mantiqueira e vários locais podem amanhecer com geada. Pode gear no sábado e no domingo

 

Recordes de frio

Há chance de recorde de menor temperatura do ano em todas as regiões paulistas no fim de semana. Em alguns locais, o recorde pode ser batido no amanhecer do sábado e novamente no domingo. A cidade de São Paulo deve bater o recorde de frio para este ano com temperatura em torno dos 7°C. Pelos registros do Instituto Nacional de Meteorologia, a menor temperatura registrada até agora no Mirante de Santana (zona norte) foi de 12,0°C, em 2 de junho.

 

Nevoeiro, frio e sol

O segundo fim de semana de junho será típico de inverno no estado de São Paulo, com sol e frio. O inverno começa oficialmente no dia 21 de junho à 1h24, hora de Brasília. Por causa do frio e do ar ainda muito úmido, muitas áreas do estado podem ficar com céu nublado no começo da manhã por causa do nevoeiro. Mas o sol aparece antes do fim da manhã e predomina no restante do dia. Mesmo com o sol, a tarde do sábado será com sensação de frio.

O domingo amanhece gelado, novamente com temperatura abaixo de 10°C em praticamente todo o estado. Há risco de geada no sul do estado e na Mantiqueira. A tarde do domingo será menos fria do que a do sábado, pois o ar polar intenso já começará a sair da Região Sudeste. A tendência é de elevação da temperatura na segunda-feira em todas as regiões do estado.

 

Chuva

Fique atento com a mudança do tempo durante a segunda-feira. Novas áreas de instabilidade devem se formar sobre parte das Regiões Sudeste e Centro-Oeste e nuvens carregadas voltam a se formar sobre algumas áreas de São Paulo provocando pancadas de chuva.

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

16°
min

21°
max

2mm / 40%

Brasília - DF

18°
min

28°
max

5mm / 90%