Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Está nevando no Sul!

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

O ar polar entrou com forte intensidade avançou sobre a Região Sul do Brasil causando uma acentuada queda da temperatura. A maioria das áreas da Região amanheceu hoje com temperaturas abaixo de 10°C. Os lugares mais frios, com temperaturas entre 0°C e 6°C foram o oeste dos estados, o sul do Paraná e a região serrana de Santa Catarina.

 

 

Neve confirmada

Está nevando no Sul do Brasil pela primeira vez em 2017. A previsão se confirmou: por volta das 12h20min desta sexta-feira, nevou no Morro das Torres, em Urupema, na Serra Catarinense. No mesmo horário, havia registro de neve na cidade de Cruzeiro, distrito de São Joaquim, também na serra de Santa Catarina, segundo informações do Climaterra.  Também há relatos de chuva congelada no fim da manhã no sul do Paraná, na região de Lages, no planalto de Santa Cataria, na serra gaúcha e catarinense.

 

Pode nevar mais até a noite

As nuvens carregadas saíram do Sul do Brasil e praticamente não chove mais nesta sexta-feira. Porém, o ar ainda está muito úmido e por isso muitas nuvens baixas ainda eram observadas pela manhã. Com frio intenso e a umidade elevada há condições para chuviscos em algumas áreas e pode nevar no decorrer da tarde na serra gaúcha e principalmente na serra catarinense.

 

Ao meio-dia, o Instituto Nacional de Meteorologia registrava 4,3°C no Morro da Igreja, na cidade de Bom Jardim da Serra, 3,5°C em São José dos Ausentes, 5,1°C em Vacaria, 5,2°C em Cambará do Sul, todas cidades da serra gaúcha.

Na imagem de satélite, as manchas cinzas representam nuvens baixas que podem provocar apenas chuva fraca.

 

 

 

 

Tarde gelada

A sensação de frio será muito grande no Sul do Brasil no decorrer da tarde e na noite desta sexta-feira. A tarde será gelada porque além do ar polar intenso que avança sobre a Região, muitas áreas terão pouco sol por causa do excesso de nuvens.

 

 

SC registra menor temperatura no BR

A menor temperatura no Brasil , nesta sexta-feira foi registrada em Bom Jardim da Serra/Morro da Igreja, que teve temperatura mínima de 2,6°C, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia.

 

 

 

   

 

Fim de semana de geada

O fim de semana será típico de inverno no Sul, com muito sol, frio e geada ampla.

A tendência é de diminuição da nebulosidade sobre o Sul do Brasil no decorrer da noite desta sexta-feira e especialmente na madrugada deste sábado e com atuação intensa do ar polar. O sábado amanhece gelado e temperaturas abaixo de zero podem ser registradas nas áreas mais elevadas dos três estados. Há condições para geada em praticamente todo o Sul do Brasil. Nas capitais, pode gear na Grande Curitiba. A geada desta vez atinge até o norte do Paraná e pode ser com moderada intensidade causando algum dano em cafezais plantados em áreas de baixada. A geada pode ser forte em muitas áreas de serra e planalto do Sul do Brasil.

Para o domingo, a previsão também é de frio intenso amanhecer e condições para geada na maioria das áreas dos estados. Ainda pode gear em parte do norte do Paraná e na Grande Curitiba.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias