Oferecido por
A forte massa de ar polar que se espalhou pelo Brasil no fim de semana dos dias 10 e 11 de junho causou um acentuado resfriamento. Houve registro de temperaturas abaixo de zero no Sul do país e várias capitais do país registraram as menores temperaturas do ano até agora. São Paulo, Cuiabá e Campo Grande bateram o recorde de frio para 2017 no sábado, 10, e novamente no domingo, 11 de junho.
A madrugada do domingo, 11, foi a mais fria do ano no Rio de Janeiro (RJ), com temperatura mínima de 10,8°C, no bairro do Alto da Boa Vista, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. A tarde do sábado, 10, foi a mais fria deste ano com temperatura máxima de 22,2°C.
A cidade de São Paulo (SP) também teve sua madrugada mais fria do ano no domingo, 11, com temperatura mínima de 8,9°C. O recorde anterior era 10,9°C no sábado, 10.
Campo Grande (MS) foi outra capital que teve recorde de frio no domingo, 11, com temperatura mínima de 6,1°C. O recorde anterior era 7,2°C no sábado, 10.
Cuiabá (MT) bateu o recorde de menor temperatura de 2017 com 14,5°C. O recorde anterior era 15,1°C, no sábado, 10 de junho.
Em Porto Alegre (RS), a temperatura mínima no domingo foi 8,4°C e igualou o recorde de frio verificado em 28 de abril.
O ar polar intenso está saindo do Brasil e nos próximos dias a temperatura sobe em todas as capitais onde houve recorde de frio no fim de semana.
Atenção: volta a chover no Centro-Oeste!
Vai esfriar mais este mês?
Até o fim de junho, não há expectativa de que outra massa polar extensa e forte como esta do fim de semana de 10 e 11 de junho chegue ao Brasil. Entre os dias 18 e 20 de junho, uma massa polar moderada esfria novamente o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina, mas a queda da temperatura será muito menos acentuada. Esta massa polar não deve ter força para entrar no Paraná e nem nos estados do Centro-Oeste e do Sudeste.
Veja quais as menores temperaturas em 2017 nas capitais brasileiras registradas pelo Instituto Nacional de Meteorologia.
Notícias - informações importantes do tempo e do clima