Tendência da chuva no BR na 2ª quinzena de junho

15/06/2017 às 13:02
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Duas frentes frias passam pelo Sul

A primeira quinzena de junho de 2017 foi marcada por muita chuva sobre o Sul do Brasil e choveu muito também no centro-sul e no leste de São Paulo. Nestas áreas, a chuva acumulada já superou a média normal para junho. No caso de São Paulo, no norte e no leste do Paraná, esta média fica entre 50 e 100 mm.

Eventos de chuva moderada a forte voltaram a ocorrer em várias áreas do leste do Nordeste, especialmente no leste de Pernambuco e da Bahia. Entre os dias 11 e 14 de junho, a passagem de um cavado atmosférico provocou fortes pancadas de chuva em áreas de Mato Grosso do Sul, do Paraná, de São Paulo, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

O mapa mostra o acumulado de chuva estimado no período de 1 a 14 de junho de 2017. As áreas em tons de verde indicam totais acima de 100 mm.

 

 

 

 

Veja os eventos de chuva que devem chamar atenção na segunda quinzena de junho de 2017.

 

 

 

 

Ar seco predomina no BR

Durante a segunda quinzena de junho, o ar seco vai predominar sobre o Brasil por causa da atuação de amplos sistemas de alta pressão atmosférica. Isto vai manter a maioria das áreas do país sem chuva, o que é comum nesta época do ano. A chuva vai ficar concentrada no extremo sul do Brasil, na costa leste do Nordeste e na faixa norte da Região Norte do Brasil.

 

Frentes frias

Duas frentes frias provocam chuva forte especialmente sobre o Rio Grande do Sul e sobre Santa Catarina. A primeira frente fria atua entre 17 e 20 de junho no Sul do Brasil e entre 21 e 23, sua passagem pela costa do Sudeste poderá provocar chuva fraca nas áreas próximas ao mar. Esta frente fria deve passar pelo litoral da Bahia entre os dias 24 e 25 de junho.

A segunda frente fria deve provocar chuva forte no Sul do Brasil entre os dias 25 e 26 de junho, mas se afasta rapidamente para alto-mar sem conseguir levar chuva para o Sudeste ou para o Centro-Oeste.

 

Instabilidade no leste do Nordeste

A costa leste do Nordeste terá chuva frequente, como é comum nesta época do ano. Mas a chuva deve ser mais persiste, e com maior risco de chover forte, entre os dias 17 e 22 e entre 27 e 30 de junho.

 

 

FASES DA LUA

  • Nova
    19/10
  • Crescente
    27/10
  • Cheia
    05/10
  • Minguante
    12/10

ESTAÇÕES DO ANO

  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    21/06