Previsão para o São João do Nordeste

23/06/2017 às 16:07
por Angela Ruiz

Atualizado 23/06/2017 às 16:48

Oferecimento
Confira se vai chover no seu arraial

Muito popular no Brasil as festas juninas da Região Nordeste são celebradas com muita tradição, música e comida típica.  Desde o dia 2 de junho, muitas cidades nordestinas estão em festa para celebrar os santos padroeiros. É a maior festa popular da Região. Neste fim de semana, a comemoração será em torno do santo São João Batista, comemorado no sábado (24). É a famosa festa de São João!

 

 

De acordo com o Ministério do Turismo, o Nordeste é a região que concentra o maior número de festas e as maiores atrações neste período do ano. As festas juninas se espalham por quase todas as cidades nordestinas. Algumas são celebradas em escolas e bairros com shows populares. Chamam a atenção pela grandeza e organização para receber turistas de todo o país, os famosos arraiais de Campina Grande (PB), Caruaru (PE), e Mossoró (RN). Outras capitais com tradição são Aracaju (SE), Teresina (PI), e Salvador (BA). Está última que já é conhecida pelas festas de carnaval, no mês de junho ganha fama com os festejos juninos. Mas, não é só na capital baiana que o pula fogueira iôô acontece. O São João da Bahia, no interior, arrasta um forró em cidades como: Irecê, Amargosa e Cruz das Almas.     

 

Para a população do Nordeste, a festa de São João tem um significado mais importante do que as festas de Natal e Ano Novo. É no São João que os filhos aproveitam para voltar a cidade natal, é onde as famílias se reúnem com os amigos para fazer muita comida típica, pular fogueira, dançar e celebrar. 

 

 

Como fica o tempo? 

No fim de semana de São João vai ter chuva e temperatura amena na maioria das cidades festeiras. É que áreas de instabilidade que vem do mar espalham nuvens carregadas por toda a costa leste do Nordeste que vão provocar pancadas de chuva frequentes. Não é um tempo completamente fechado, o sol aparece fraco, mas por causa do excesso de nebulosidade a temperatura não sobe muito. 

 

Em Caruaru, áreas de agreste, Mossoró, Aracaju, Salvador, Irecê, Cruz das Almas e Amargosa a chuva será mais persistente e até moderada intensidade em alguns momentos, tanto no sábado quanto no domingo. Em Teresina, não há expectativa de chuva para quem for celebrar o São João. Em Campina Grande também tem previsão de chuva que pode cair a qualquer hora às vezes com moderada intensidade. Ainda de acordo com os meteorologistas, pancadas de chuva a qualquer hora também estão previstas para Fortaleza e São Luís. 

 

Para o domingo (25), a previsão indica aumento da chuva no litoral da Paraíba e de Pernambuco e as capitais Recife e João Pessoa poderão ter momentos com chuva moderada a forte. 

 

Acompanhe o mapa de previsão para o Nordeste aqui

 

Curiosidade

O Brasil é imenso e sua culinária é rica saborosa e diversificada. Você sabia que muitas comidas recebem nomes diferentes quando se muda de uma Região para outra. Se você vai para o Nordeste para curtir as festas juninas e não é de lá, cuidado para não pedir a comida errada. Veja abaixo como as comidas tem nomes diferentes:

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Aracaju - SE

24°
min

28°
max

60mm / 90%

Natal - RN

22°
min

28°
max

12mm / 80%